Cultura

Fotografia: Portuguesa de 15 anos ganha prémio mundial

A portuguesa Beatriz Mota da Rocha, de apenas 15 anos, foi a grande vencedora da categoria de "Cultura" da secção juvenil da edição de 2015 do maior concurso de fotografia do mundo: os "Sony World Photography Awards".
Versão para impressão
A portuguesa Beatriz Mota da Rocha, de apenas 15 anos, foi a grande vencedora da categoria de “Cultura” da secção juvenil da edição de 2015 do maior concurso de fotografia do mundo: os “Sony World Photography Awards”. A jovem foi premiada por uma fotografia de um grupo de cantares alentejanos.
 
O trabalho de Beatriz, que é ainda estudante e concorreu à categoria de “Juventude” destinada a participantes com idade igual ou inferior a 19 anos, foi selecionado de entre mais de 6.600 imagens depois de ter sido avaliada por um painel de especialistas da Organização Mundial de Fotografia (WPO, na sigla em inglês).
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias pela Sony Portugal, Beatriz Mota da Rocha explica que a fotografia vencedora “foi captada em 2014 no Teatro Garcia de Resende, teatro de estilo italiano, em Évora”, cidade de onde a jovem é natural.
 
“[A imagem] faz parte de uma série de fotografias de Cante Alentejano de Évora”, revela a portuguesa, acrescentando que “esta sessão fotográfica foi realizada especificamente porque o Cante Alentejano foi eleito pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade”.
 
Segundo Beatriz Mota da Rocha, “Cante Alentejano e Évora [são] dois aspetos de uma memória em comum, riquezas de uma herança mundial imaterial e material” que, aqui, estão reunidos “numa única imagem”. 
 
A jovem fotógrafa vai receber uma câmara fotográfica da Sony ILCE-7M2K da Sony com um kit de lentes de 28-70 mm e um smartphone Xperia™ e vai, também, ver a sua fotografia integrar uma exposição que estará na Somerset House, em Londres, entre 24 de Abril de 10 de Maio, e entrar na edição deste ano do livro dos “Sony World Photography Awards”.
 
Beatriz Mota da Rocha era uma das oito finalistas da secção juvenil, que distinguiu, também, duas outras fotografias nas categorias “Ambiente” e “Retrato”. A jovem vai agora disputar o prémio geral de “Fotógrafo do Ano de Juventude”, cujo vencedor será anunciado a 23 de Abril e ganhará uma viagem até Londres para ir até à cerimónia de entrega de galardões do concurso.

Clique AQUI para conhecer as três fotografias finalistas da secção juvenil da competição. 

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório