Cultura

Fotografia: Fotos de jovem portuguesa em exposição

A portuguesa Vera Gonçalves frequentou recentemente um curso de fotografia em Florença e as suas fotos foram agora selecionadas para uma exposição que integra os melhores trabalhos dos alunos da Studio Art Center International Florence.
Versão para impressão
Tem 31 anos, é bióloga, mas tem um segundo amor: a fotografia. A portuguesa Vera Gonçalves frequentou recentemente um curso de fotografia em Florença – cidade onde se encontra a fazer um doutoramento – e as suas fotos foram agora selecionadas para uma exposição que integra os melhores trabalhos dos alunos do curso.
 
Vera Gonçalves explicou ao Boas Notícias que está em Florença desde Fevereiro de 2010 a frequentar um Doutoramento em Etologia, Ecologia Animal e Antropologia, na Universidade de Florença. Apesar de ser bióloga, uma das suas paixões é a fotografia, arte que tem vindo a aprimorar desde que está em Florença, uma cidade que sente necessidade de “documentar com atenção e pormenor”.
 
Decidiu por isso ingressar, há alguns meses, num curso Avançado de Fotografia, organizado pelo laboratório de fotografia Ottica Bongi, “para aprofundar conhecimentos e abordar a temática da reportagem e de fotografia de rua” assim como “adquirir conhecimentos em pós produção”.
 
A aptidão desta portuguesa para a imagem fixa foi reconhecida pelos professores do curso que deixaram até, no blogue de Vera Gonçalves, uma mensagem de incentivo onde afirmam que a jovem bióloga “foi sem dúvida a melhor aluna deste ano” salientando ainda que “a qualidade do seu trabalho revela o talento que tem para a fotografia”.
 
Ainda no âmbito do curso de fotografia, foi pedido aos alunos que apresentassem um trabalho final e Vera Gonçalves escolheu fazer uma reportagem fotográfica sobre os Madonnari, artistas de rua que fazem reproduções de grandes de obras de arte no chão, sobretudo com giz.
 
Um trabalho artístico que fascinou Vera pela sua faceta efémera: “É uma arte passageira, não só porque as apreciamos de passagem, como também porque a obra que está lá hoje mas amanhã já passou…estará uma nova”, explica. Assim, decidiu apresentar uma reportagem fotográfica “que representa uma sequência de um dia de trabalho destes artistas” [clique no link acima para ver algumas das fotos de Vera Gonçalves sobre os Madonnari].
 
De entre todos os alunos que frequentaram os últimos cursos de fotografia da Ottica Bongi – Curso de Iniciação e Curso Avançado – foram escolhidos os trabalhos finais de três alunos para integrar uma exposição. Entre eles, foi selecionada a reportagem fotográfica de Vera Gonçalves cujas fotografias vão agora estar em exibição nas instalações da Ottica Bongi (via Por Santa Maria, 82) em Florença.

Clique AQUI para visitar o blogue de Vera Gonçalves.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub