Ciência

Fósseis de Darwin encontrados após 165 anos

Depois de 165 anos, um paleontólogo encontrou, no Reino Unido, uma coleção de fósseis recolhidos por Darwin que se encontrava desaparecida.
Versão para impressão
Desde 1846 que uma coleção de fósseis recolhidos por Charles Darwin estava desaparecida. Agora, passados 165 anos, estes foram encontrados inesperadamente nos cofres do British Geological Survey, no Reino Unido.
 
A descoberta foi feita pelo paleontólogo Dr. Howard Falcon-Lang, do departamento de Ciências da Terra da Universidade de Londres, que reparou em diversas gavetas de um armário etiquetadas de “plantas fósseis não registadas”.
 
Dentro de uma das gavetas estavam centenas de lâminas de vidro com os fósseis representados, sendo que uma delas tinha a assinatura “C. Darwin Esq”, o que chamou a atenção de Falcon-Lang. 
 
Tratava-se de um pedaço de madeira recolhido por Darwin durante a sua viagem à volta do mundo em 1834, altura em que começou a desenvolver a teoria da evolução.
 
Todas as peças foram descobertas em Abril do ano passado, mas só agora foi reconhecido o seu valor. Ao todo são 314 as espécies colecionadas por Darwin que foram encontradas.
 
John Ludden, diretor-executivo da British Geological Survey, referiu à BBC que esta é uma descoberta “extraordinária” e que “faz pensar o que é que poderá mais estar escondido nas nossas coleções”.
 
Este tesouro de fósseis antigos foi perdido por Joseph Hooker, um botânico e amigo de Darwin, que em 1846 estava responsável por receber e catalogar todas as amostras enviadas para a British Geological Survey.
 
Devido à sua saída em expedição para os Himalaias, Joseph Hooker não concluiu o registo a tempo e a localização dos fósseis acabou por se perder.
 
Todas as peças reencontradas já foram fotografadas e estão disponíveis ao público numa exposição online. 

Clique AQUI para ver os fósseis agora reencontrados no site da British Geological Survey .

 
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub