Mundo

FMI defende travão na austeridade

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional defende que deve ser colocado um travão nas medidas de austeridade que estão a ser implementadas na Europa.
Versão para impressão
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional defende que deve ser colocado um travão nas medidas de austeridade que estão a ser implementadas na Europa. Christine Lagarde fez esta declaração, esta quinta-feira, em Tóquio, na reunião anual do FMI com o Banco Mundial.
 
Na reunião, a diretora do FMI defendeu que a Grécia e os outros países da Zona Euro com problemas orçamentais – como Portugal ou Espanha – devem ter mais tempo para reduzir os seus défices.
 
As declarações de Christine Lagarde (na foto) surgiram após um relatório, publicado esta semana, no qual o FMI reconhece ter errado nos cálculos e subestimado o impacto recessivo da austeridade nas economias dos países resgatados.

FMI defende mais tempo e menos austeridade

A diretora-geral do FMI disse que “por vezes é melhor dispor de mais tempo” e deixar as economias ajustarem-se por si próprias em vez de apostar no aumento de impostos e nos cortes da despesa, num espaço curto de tempo.
 
“Em vez de uma redução frontal e massiva (…) é preferível, por vezes, ter um pouco mais de tempo”, defendeu a chefe do FMI, referindo-se à atual conjuntura, na qual muitos países, incluindo Portugal, estão a tentar reduzir os seus défices através de cortes e austeridade, o que acaba por asfixiar a recuperação económica.
 
“Foi isso que eu defendi para Portugal, foi isso que eu defendi para a Espanha e é isso que estamos a advogar para a Grécia, onde por várias vezes eu disse que são necessários mais dois anos para que o país leve a cabo o plano de consolidação fiscal”, acrescentou a responsável do FMI.
 
O FMI já tinha adiantado, anteriormente, ter “bons argumentos” para dar mais tempo a Atenas, mas esta foi a primeira vez que a diretora-geral do Fundo se referiu concretamente à extensão de dois anos solicitada pelo Governo grego.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório