Mundo

FMI aprova perdão da dívida ao Haiti

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cancelou esta semana a dívida do Haiti e aprovou um novo programa de financiamento para três anos no valor de 60 milhões de dólares (46,7 milhões de euros) para apoiar a reconstrução e o crescimento económico do
Versão para impressão
O Fundo Monetário Internacional (FMI) cancelou esta semana a dívida do Haiti e aprovou um novo programa de financiamento para três anos no valor de 60 milhões de dólares (46,7 milhões de euros) para apoiar a reconstrução e o crescimento económico do país que foi devastado pelo terramoto em janeiro deste ano.

O FMI aprovou assim o “cancelamento completo” do passivo de 268 milhões de dólares que o Haiti tinha em dívida com a instituição que tem sede em Washington, nos EUA.

Citado em comunicado oficial, Dominique Strauss-Kahn, diretor do FMI apelou ainda aos países doadores para ajudarem na reconstrução da ilha. “Os doadores devem rapidamente começar a cumprir as suas promessas feitas ao Haiti. Assim que a reconstrução for acelerada, os padrões de vida melhorarão rapidamente e as tensões sociais acalmarão”.

A comunidade internacional prometeu numa reunião em março, em Nova Iorque, 9,9 mil milhões de dólares (7,7 mil milhões de euros) para ajudar o Haiti, dos quais 5,3 mil milhões (4 mil milhões de euros) a serem aplicados nos próximos 18 meses.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório