Ambiente

Florestas europeias estão a crescer

NULL
Versão para impressão

As florestas europeias estão a crescer de ano para ano e são um dos fatores principais no combate às alterações climáticas por absorverem importantes quantidades de CO2, avança um relatório da 6ª conferência ministerial para a proteção das florestas da Europa, que está a decorrer em Oslo, na Noruega, até dia 16 de junho.

O documento intitulado “A situação das florestas na Europa de 2011” indica que, nos últimos 20 anos, a superfície florestal aumentou em todas as regiões da Europa e cresceu anualmente em 0,8 milhões de hectares.

A Europa representa cerca de 25 por cento da região florestal do mundo e é um contributo fundamental para combater as alterações climatéricas do clima no nosso planeta.

A conferência ditou também neste relatório que o facto de as árvores absorverem CO2 durante o crescimento implicou que as florestas europeias tenham extraído anualmente da atmosfera, entre 2005 e 2010, cerca de 870 milhões de toneladas de dióxido de carbono, o que corresponde a cerca de 10 por cento das emissões de gases com efeitos de estufa nos países europeus, em 2008.

Porém, o relatório dos 46 estados membros do território europeu, não deixa de chamar a atenção para os aspetos negativos que podem pôr em causa esta evolução, como a poluição atmosférica que afeta os solos nas regiões florestais e desastres como as tempestades e incêndios.

A conferência ministerial para a proteção das florestas na Europa destina-se a encorajar a proteção e gestão duradoura das florestas, sendo que esta reunião tem como objetivo chegar a um acordo para internacional com caráter vinculativo sobre esta matéria.

Clque AQUI para aceder ao comunicado.

[Noticia sugerida por Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório