Espetáculos e Exposições

Flamenco: Novo bailado de María Pagés na Culturgest

"Utopía" é a mais recente criação da coreógrafa e bailarina espanhola María Pagés. Inspirada em Oscar Niemeyer, "Utopía" é um projeto global em que que sete bailarinos interpretam com María a experiência do desejo.
Versão para impressão
A Culturgest recebe, dia 21 de Setembro, pelas 21h30, a mais recente criação da coreógrafa e bailarina espanhola María Pagés. Inspirada na obra de Oscar Niemeyer, “Utopía” é um projeto global em que que sete bailarinos interpretam com María a experiência ética e estética do desejo, do inconformismo, da utopia.
 
O espetáculo estrutura-se em oito partes, ou versos, que convocam poemas de Baudelaire, Benedetti, Neruda, Machado, Lerbi El Harti e do próprio Niemeyer, incorporando ainda palavras de D. Quixote de Cervantes. Poemas que falam da solidariedade, do compromisso, do exílio, da fugacidade da vida, da pequenez dos homens, da imaginação e do idealismo como motores necessários da mudança.
 


Como diz a coreógrafa, “Oscar Niemeyer lembrou-me que na humanidade não há hierarquias, que todos estamos numa mesma e única dimensão. Oscar lembrou-me que nesta igualdade rejuvenesce a esperança de poder mudar o mundo. Porque todos rimos e choramos. E todos nascemos e morremos…”
 
“Utopía” é um espetáculo de flamenco, com o poder da simplicidade e uma fulgurante beleza. O cenário, criado por Pagés, evoca e sugere “a praça aberta a todos os homens e mulheres do mundo”, “as curvas generosas, de espaços amplos e abertos”.

Os vestidos também foram desenhados por Pagés. A música, original e em direto, é composta e interpretada pelo guitarrista Rubén Lebaniegos e o cantautor brasileiro Fred Martins.

 
O espetáculo vai decorrer no Grande Auditório e os bilhetes estão à venda por 15 euros, sendo que as pessoas com menos de 30 anos pagam apenas 5 euros.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub