Ciência

Física: Portugueses com medalhas de ouro, prata e bronze

NULL
Versão para impressão
Foi a melhor qualificação de sempre obtida por uma equipa portuguesa nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física: uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. O evento realizou-se a semana passada, em Guayaquil, no Equador, onde participaram 64 estudantes finalistas do ensino secundário, de 17 países.

As XVI Olimpíadas Ibero-americanas de Física tiveram duas longas e difíceis provas de Física: uma teórica e uma experimental.

“É um excelente resultado, todos os estudantes tiveram pontuações bastante altas. E as duas melhores provas experimentais foram portuguesas, o que é inédito”, referiram os team-leaders da delegação portuguesa, Fernando Nogueira e Rui Vilão, da Universidade de Coimbra, em comunicado oficial.

Ambos os docentes destacam “a prova experimental que exigia algum cuidado na análise dos resultados e na determinação do erro experimental e a segunda questão da prova teórica, que era muito morosa”.

O trabalho destes estudantes é ainda mais importante uma vez que “os resultados na prova experimental demonstram o trabalho árduo de preparação ao longo do ano, para além da escola, visto que a componente experimental do ensino secundário português é praticamente inexistente”.

Os estudantes que representaram Portugal nestas Olimpíadas foram: André Calado Coroado (E.S. c/ 3º ciclo do Restelo, Lisboa), que obteve a medalha de ouro, Rui Miguel de Oliveira Cordeiro (E.S. Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz) e  Shane Miguel Lennon Beato (E.T.L. Salesiana de Stº António, Estoril), ambos com a classificação de medalha de prata e Emanuel Ângelo Lopes de Carvalho (E.S. Carlos Amarante, Braga), a quem foi atribuída a medalha de bronze.

O vencedor desta olimpíada, que obteve também a melhor classificação na prova teórica, foi um estudante de Espanha. Pela primeira vez na história da competição, dois dos cinco melhores classificados foram do sexo feminino.

[Notícia sugerida por Elsa Martins e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório