Sociedade

Física: Alunos portugueses distinguidos na Tailândia

NULL
Versão para impressão
Pela primeira vez na história das Olimpíadas Internacionais de Física, todos os estudantes da equipa portuguesa que participaram nesta competição mundial regressam a casa com um prémio: uma menção honrosa. A competição, destinada a alunos do ensino secundário, decorreu em Banguecoque, na Tailândia, de 10 a 17 de julho.

Nas Olimpíadas participaram 393 estudantes finalistas do ensino secundário, de 84 países. Os concorrentes realizaram duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental). O vencedor desta olimpíada, que obteve a melhor classificação nas duas provas, foi um estudante da Formosa (Taiwan), Hsu Tzu-min.

Os líderes da equipa portuguesa que acompanharam a delegação à Tailândia, Fernando Nogueira e Rui Travasso, fazem um balanço positivo da prestação portuguesa. “Todos os estudantes portugueses, que competiram individualmente, obtiveram uma menção honrosa pela sua prestação”, afirmam num comunicado da Universidade de Coimbra.

Os docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sublinham que “a prova experimental que exigia destreza e grande rigor na execução”. Na prova teórica destacam “as questões interessantes, mas difíceis” que comportam “um grau de exigência típico do ensino superior”.

A equipa que representou Portugal é composta por José Pedro Castro Fonseca (E.S. D. Afonso Sanches, Vila do Conde), Rafael Eduardo da Silva Teixeira (E.S. de Mirandela), Gonçalo Nuno Marques Andrade (E.B. 2,3+S de Salvaterra de Magos), Rodrigo Toste Gomes e João Paulo Pires Dinis (E.S. Vitorino Nemésio da Praia da Vitória).

“A maioria dos temas abordados não consta sequer dos programas oficiais do ensino português, pelo que os resultados alcançados pelos estudantes são sobretudo o resultado do seu trabalho árduo de preparação ao longo do ano, para além da escola”, avançam os docentes em declarações no comunicado.

Clique AQUI para aceder ao site da competição mundial.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório