Ambiente

Finlândia quer construir autoestrada ecológica

A Finlândia quer construir a primeira "autoestrada verde" do mundo, com estações de serviço equipadas com eletricidade e biocombustível produzidos através dos recursos locais, incluindo detritos.

Se tudo se desenrolar como previsto, a constru
Versão para impressão
A Finlândia quer construir a primeira “autoestrada verde” do mundo, com estações de serviço equipadas com eletricidade e biocombustível produzidos através dos recursos locais, incluindo detritos.

Se tudo se desenrolar como previsto, a construção da estrada deverá começar no outono de 2011 para estar concluída em 2016, com um custo de 700 milhões de euros.

Ako Marjasvaara, diretor do projeto inédito a nível mundial, explicou, citado pela Lusa, que “o objetivo é criar um modelo de autoestrada ecológica” que será “um exemplo para o mundo”.

O objetivo passa por usar os detritos produzidos nas zonas próximas para produzir etanol e utilizar melhor os recursos destas regiões para produzir a energia necessária para os veículos que venham a usar esta estrada.

A proposta de uma “autoestrada verde”partiu do município da cidade de Loviisa que está a coordenar o projeto.

Os responsáveis pretendem também instalar no local bombas geotérmicas e formas de informar os utentes dos seus níveis de emissão e o impacto que estão a ter no ambiente.

“Temos de verificar se um tal projeto é suficientemente importante para obter apoio da União Europeia”, acrescentou o mesmo responsável.

Em 2011 estará concluído o relatório sobre a viabilidade de construção desta estrada ecológica com 133 quilómetros que fará a ligação entre Turku, na costa oeste e Vaalimaa, na fronteira com a Rússia, a este.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório