Inovação e Tecnologia

Filtro promete devolver nitidez a fotos desfocadas

NULL
Versão para impressão
Imagine aquela fotografia que estaria perfeita se, por azar ou falta de jeito do fotógrafo, não tivesse ficado desfocada. E, agora, imagine que seria possível corrigi-la com apenas um clique. É isso que promete o protótipo de um filtro de imagem apresentado a semana passada pela Adobe.

A notícia é avançada pelo Mail Online, que conta que a Adobe – marca responsável pelo célebre Photoshop – desvendou o modelo de um novo filtro que possibilita remover, digitalmente, o desfoque de uma fotografia, devolvendo-lhe a nitidez.

O processo é quase instantâneo, especialmente quando é aplicado sobre ficheiros pequenos. O software analisa as imagens desfocadas, recriando o movimento que causou o desfoque por meio de uma técnica a que a Adobe dá o nome de “blur kernel”. Depois, de forma muito simples, transforma-a numa imagem nítida.  

Este método, em desenvolvimento, foi exemplificado na conferência Adobe Max deste ano, realizada em Los Angeles, e cativou a audiência. Um dos porta-vozes da empresa explicou ao Mail Online que “estes eventos são uma oportunidade de exibir alguns dos projetos nos quais a Adobe está a trabalhar”, mas realçou que “uns podem transformar-se, realmente, em produtos da marca no futuro e outros não”.

Porém, durante a apresentação, a Adobe fez questão de destacar que as tecnologias exibidas anualmente nesta conferência chegam muitas vezes a ser comercializadas. Foi o que aconteceu, por exemplo, com um filtro demonstrado o ano passado, capaz de remover objetos indesejados automaticamente e que, agora, já está disponível.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório