Mundo

Filmagem mostra tribo remota da Amazónia

Uma tribo numa zona isolada da Amazónia, junto à fronteira entre Brasil e o Peru, foi filmada pela primeira vez por uma equipa de reportagem da BBC que acompanhou as autoridades locais brasileiras numa tentativa de demonstrar ao mundo que estas tribo
Versão para impressão
Uma tribo numa zona isolada da Amazónia, junto à fronteira entre Brasil e o Peru, foi filmada pela primeira vez por uma equipa de reportagem da BBC que acompanhou as autoridades locais brasileiras numa tentativa de demonstrar ao mundo que estas tribos realmente existem e precisam de ser preservadas.

Foram utilizadas lentes de grande alcance para recolher as imagens de forma a minimizar o impacto da presença no avião. “Conhecemos pouco desta gente. É até difícil convencer os governos de que existem. E sem entender que eles existem, não vai haver movimento de apoio que os ajude. Uma imagem, por vezes, vale mais que mil relatórios e mil palavras. Está aqui”, conta José Carlos Meirelles que estuda esta tribo há mais de 20 anos.

José Carlos Meirelles pretende chamar a atenção das autoridades porque acredita que estes povos correm perigo se entrarem em contato com garimpeiros ou madeireiros locais que estão a proliferar na zona.

“Aí eles não vão fotografar, vão atirar neles e matá-los”, receia o investigador brasileiro da Funai, salientando ainda que doenças, até uma gripe comum, se entrarem em contato com eles pode ser fatal.

De acordo com o site uncontactedtribes.org, a visibilidade mundial desta história já fez com que as autoridades do Peru agissem. Foi anunciado que irão trabalhar em parceria com o Funai – Fundação Nacional do índio, no Brasil, para protegerem de forma mais eficaz esta área.

O mesmo site disponibiliza ainda uma petição para pedir ao Presidente do Peru que aja de forma a proteger o direito destas pessoas continuarem a viver em paz neste local, e em segurança, sem a interferência de madeireiros e companhias petrolíferas que ameaçam explorar a zona.

Veja abaixo o vídeo do programa Human Planet da responsabilidade da BBC One.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub