Ambiente

Filipinas: Eco-turismo salva tubarão-baleia

O tubarão-baleia é uma espécie frequentemente caçada pelo seu valor de mercado elevado. Contudo, a sua presença nas Filipinas rapidamente chamou a atenção de biólogos, cientistas e do próprio governo, que baniu a pesca desse peixe. O tubarão-baleia é
Versão para impressão
O tubarão-baleia é uma espécie frequentemente caçada pelo seu valor de mercado elevado. Contudo, a sua presença nas Filipinas rapidamente chamou a atenção de biólogos, cientistas e do próprio governo, que baniu a pesca desse peixe. O tubarão-baleia é preservado e, ao mesmo tempo, valoriza o turismo da região.

Em entrevista a uma equipa da CNN que se deslocou a Donsol, Filipinas, o mergulhador Dave Duran afirma que “se aqui estivessem há um mês, nesta mesma praia, talvez agora assistissem à chacina de inúmeros exemplares de tubarões-baleia”.

Na verdade, foram as filmagens que Dave Duran, um ex-operador de câmara, trouxe a público há 12 anos que atraíram as atenções da comunidade científica internacional e do Fundo Mundial para a Preservação da Vida Selvagem.

Rapidamente, a região de Donsol, Filipinas, tornou-se numa área privilegiada de investigação para os biólogos que pouco conheciam acerca da gigante espécie – na fase adulta, o tubarão-baleia pode atingir os 20 metros de comprimento.

Três meses após a divulgação pública das filmagens de Dave, o governo das Filipinas legislou a proibição da pesca da espécie, cujo comercialização chega a render 17 dólares por quilo.

Atualmente, a população de tubarões-baleia na região de Donsol está em franco crescimento e o mesmo acontece com a economia local; outrora uma vila de pescadores esquecida no mapa, a região floresce com o grande fluxo de turistas que ansiosamente esperam ver e nadar com a espécie.   

Alan Amanse, um dos coordenadores e monitores de mergulho com os tubarões-baleia, explica à CNN que a atividade permite-lhe auferir um salário seis vezes superior ao que obtinha anteriormente, garantindo a educação dos seus filhos.

O mesmo aconteceu com grande parte dos habitantes de Donsol, que agora assistem a uma maior dinamização da região. “Demos à população de Donsol uma certa esperança que o eco-turismo poderia resultar aqui na região e a população acreditou que isso seria possível”, explica Dave Duran à CNN.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório