Saúde

Fígado humano criado a partir de células estaminais

Investigadores japoneses conseguiram criar um fígado humano a partir de células estaminais, um feito que aumenta as esperanças em relação à criação artificial de órgãos para transplante.
Versão para impressão
Investigadores japoneses conseguiram criar um fígado humano a partir de células estaminais, um feito que aumenta as esperanças em relação à criação artificial de órgãos para pessoas que necessitam de um transplante.
 
O grupo de cientistas da Yokohama City University implantou células estaminais pluripotentes no corpo de um rato, onde estas cresceram e se transformaram num  fígado humano que, embora pequeno, funciona adequadamente, adiantou o diário nipónico Yomiuri Shimbun.
 
O órgão, com cerca de 5 milímetros, criado pela equipa coordenada pelo professor Hideki Taniguchi, é capaz de gerar proteínas humanas e de transformar medicamentos em substâncias químicas ativas. 
 
O trabalho dos especialistas nipónicos abre a porta à criação de órgãos humanos, um elemento-chave para a medicina que se debate constantemente com a falta de dadores para transplante.
 
Segundo o jornal japonês, a investigação de Taniguchi e dos seus colegas pode constituir “uma ponte importante entre a investigação simples e a aplicação clínica”, mas terá de enfrentar vários desafios até poder ser introduzida na prática médica.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub