Ambiente

Festival luso vence prémio de sustentabilidade

O Boom Festival, que este ano se realizou entre os dias 18 e 26 de agosto, em Idanha-a-Nova, arrecadou pela segunda vez consecutiva o prémio Greener Festival Award. A distinção é atribuida por uma organização não governamental britânica que avalia a
Versão para impressão
O Boom Festival, que este ano se realizou entre os dias 18 e 26 de agosto, em Idanha-a-Nova, arrecadou pela segunda vez consecutiva o prémio Greener Festival Award. A distinção é atribuida por uma organização não governamental britânica que avalia a sustentabilidade de eventos de todo o mundo.

Emissões de CO2, uso da água, saneamento, gestão de resíduos, promoção de transporte público, utilização de materiais e energia são os principais critérios de avaliação tidos em conta pelos membros da ONG Greener Festival, que realizam visitas presenciais aos vários certames.

Aylin McNamara, membro da organização britânica, considera que “[O Boom] tem um modelo único no mundo de organização de um festival sustentável que junta a consciência ambiental com um elevado detalhe estético”.

Em declarações à agência Lusa, McNamara clarifica que esta prática materializa-se, por exemplo, em “dar oportunidade a artistas de criar estruturas naturais com bambú, barro, cana, adobe ou materiais reciclados numa escala que não existe em mais nenhum lugar no mundo”.

O Boom Festival, que este ano foi visitado por 20 mil pessoas oriundas de 70 países, “é singular em conseguir reaproveitar e limpar 100% da água que se consome no evento e é pioneiro em ter todo o saneamento do festival sem uso de químicos, como é exemplo o facto de ter 100% das suas casas de banho compostáveis”, acrescenta McNamara.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório