Gastronomia

Festival do Caracol Saloio regressa a Loures

"Caracol à Bulhão Pato", "Caracoleta no forno com manteiga de ervas", ?Omelete de Caracol? ou "Feijoada de caracóis" são algumas das especialidades que os visitantes podem degustar na 17.ª edição do Festival do Caracol Saloio, que decorre de 8 a 26 d
Versão para impressão
“Caracol à Bulhão Pato”, “Caracoleta no forno com manteiga de ervas”, “Omelete de Caracol” ou “Feijoada de caracóis” são algumas das especialidades que os visitantes podem degustar na 17.ª edição do Festival do Caracol Saloio, que decorre de 8 a 26 de julho, junto ao Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. 
 
Durante os 19 dias deste festival, com entrada gratuita, dez tasquinhas que representam os mais afamados restaurante de Loures têm à prova várias iguarias com caracóis e caracoletas.

Há até receitas de Cachupa de Caracóis e um prato de caracol espiritual. No Facebook do evento, a organização tem vindo a partilhar uma série de receitas que qualquer um pode experimentar em casa (veja abaixo a receita da Caracoleta Espiritual).

Há ainda espetáculos musicais diários, espaço de animação infantil, e demonstrações diárias de showcooking, às 18h00, na tenda principal, de algumas das melhores receitas da região. 

 
Paralelamente à tenda principal existe uma área de street food, em alternativa aos pratos de caracóis, e uma área de artesanato, onde 50 artesãos, maioritariamente de Loures, mostram a sua arte e criatividade.
 
Criado no ano 2000, o Festival do Caracol Saloio tem vindo a ganhar notoriedade somando anualmente milhares de visitantes que, ao longo dos dias de animação, ocupam os 1.200 lugares sentados do recinto. 

Caracoleta espiritual [Restaurante: Zézita]
 
• 1 a 2 colheres de sopa de azeita
• 1 cebola grande ou duas pequenas
• 3 dl bachamel
• 3 dentes alhos
• 250gr de cenoura ralada
• 400gr batata palha
• 400gr de caracoleta (cozida)
• Salsa q.b
• Sal q.b
• Queijo da ilha
 
Modo de preparação:
Coloque a cebola o alho e o azeite a refogar, quando a cebola estiver translúcida junte a cenoura e em seguida coloque a caracoleta e o Béchamel deixe cozer durante 10/15 minutos, depois coloque a batata palha. Em seguida coloque o sal, pimenta, e a salsa. Coloque numa caçarola polvilhe com o queijo da ilha e leve ao forno durante 15 minutos a 220º.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório