Cultura

Festival AVANCA 2012 bate recorde de inscrições

A 16ª edição do festival AVANCA - Encontros Internacionais de cinema, televisão, Vídeo e Multimédia registou, este ano, o maior número de inscrições de sempre.
Versão para impressão
A 16ª edição do festival AVANCA – Encontros Internacionais de cinema, televisão, Vídeo e Multimédia – registou, este ano, o maior número de inscrições de sempre, com mais de 2.400 filmes provenientes de países de todo o mundo. O evento está agendado para Julho, em Estarreja.



O festival organizado pelo Cine-Clube de Avanca, e pela Câmara Municipal de Estarreja, recebeu, no total, 2.402 filmes de longa e curta-metragem, produzidos em 69 países de todo o mundo, avança a Agência Lusa. As obras são dos mais diversos géneros, desde ficção a animação, passando pelo documentário.



Espanha foi o país com mais filmes inscritos, seguido de Alemanha e França. Fora dos limites europeus, Brasil, Israel e Irão foram as nações com mais inscrições contabilizadas. O principal prémio do certame, “Estreia Mundial”, recebeu a candidatura de 300 filmes.



Costa Valente, diretor do festival, afirma que estes são resultados “muito significativos”, dada a exigência do caráter inédito das obras, bem como a obrigatoriedade de os filmes ainda não estarem disponíveis no espaço ‘web’.



As produções inscritas serão, agora, avaliadas por um júri de pré-seleção, responsável por escolher os 60 finalistas a serem apresentados no AVANCA 2012.



A edição deste contará com um ‘workshop’ promovido pela Academia Portuguesa de Cinema, e o evento será, ainda, palco de promoção dos prémios Sophia, os galardões portugueses de cinema.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub