Cultura

FESTin leva 85 filmes ao cinema S. Jorge

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portugues regressa ao Cinema S.Jorge para a sua 6ª Edição. O Festival arranca no dia 8 deste mês e irá até ao dia 15 de Abril.
Versão para impressão
O FEStin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que surgiu em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, regressa às salas do S. Jorge, Lisboa, para a sua 6ª Edição. O Festival arranca no dia 8 deste mês e irá até ao dia 15 de Abril.

Durante uma semana, irão ser exibidos 85 filmes, entre longas e curtas-metragens de fição, documentários e animação, provenientes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Brasil e Portugal.

A abertura, no dia 08, arranca com “O Vendedor de Passados”, um filme baseado no livro homónimo de José Eduardo Agualusa onde o ator Lázaro Ramos vive a vida de um homem cujo trabalho é reconstruir o passado dos seus clientes para que possam ter um presente mais auspicioso.
 

Este ano, o destaque vai para Timor-Leste, uma vez que será um país homenageado durante o Festival através da exibição de diversos filmes timorenses ou cuja trama principal se centra em Timor.

O objetivo é promover a preservação da língua portuguesa no país. “Fraternuras”, “Janela Aberta” e “Mesa Redonda Timor” são as películas responsáveis por homenagear Timor-Leste no FESTin. 

Para além desta homenagem, o FESTin irá celebrar juntamente com a TV Globo os 50 anos de existência do canal brasileiro. Os visitantes poderão ver, durante o evento, uma mostra especial da Globo Filmes, podendo também assistir ao debate designado Cinema x Televisão.

O festival decidiu acolher nesta 6.ª edição um país latino-americano, foi assim que através de uma parceria realizada com o Instituto Cervantes se tornou possível a presença da Argentina no FESTin.

Também se apresentam como novidades o reforço da programação para o público infantil e juvenil na mostra Festinha e a nova secção FESTin +, dedicada ao público sénior.

Para além destas sessões, o programa é constituído pelas já habituais três sessões competitivas (longas, curtas-metragens e documentários), assim como a Mostra de Cinema Brasileiro (longas e curtas-metragens) e a Mostra de Inclusão Social.

Os bilhetes para o festival estarão à venda na bilheteira do Cinema São Jorge a partir do dia 1 de Abril e têm um custo de 3 euros (bilhete normal), 2,50 euros (até 25 anos e maiores de 65 anos:), 1,50 euros (maratona de documentários por sessão; estudantes; grupos de mais de 10 pessoas – por pessoa) ou 5 euros (maratona de documentários – todas as sessões).

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório