Cultura

Festas de Lisboa regressam à cidade

As Festas de Lisboa estão de volta com uma programação que "convida a refletir sobre o passado para projetar o futuro". Até dia 04 de Julho, há arraiais, concertos, cinema, exposições e outras iniciativas, muitas delas gratuitas.
Versão para impressão
As Festas de Lisboa estão de volta com uma programação que “convida a refletir sobre o passado para projetar o futuro”. Até dia 04 de Julho, arraiais, concertos, cinema, exposições e outras iniciativas, muitas delas gratuitas, celebram a cidade e o seu Santo António.

As celebrações arrancaram dia 30 de Maio, na Torre de Belém, celebrando os 500 anos daquele monumento. Apesar das críticas ao espetáculo multimédia, que prometia “uma experiência sensorial fora do normal” mas deixou o público descontente devido à falta de visibilidade, ainda restam centenas de outros eventos que prometem fazer as delícias dos visitantes.

 
Uma das novidades deste ano é a aposta numa tradição esquecida: os tronos de Santo António. Bairros, famílias e crianças foram desafiados a criar tronos e a mostrá-los à porta de suas casas, como se fazia noutros tempos. Pelas ruas de Lisboa podemos encontrar cerca de 60 Tronos de Santo António, criados pelas pessoas que participaram.
 
Este ano, a organização desafiou também o público a apresentar propostas de programação para as típicas escadarias lisboetas. Das propostas vencedoras resultaram projetos que vão ocupar as escadarias da cidade com diversos tipos de música, desde música coral a Dj's, assim como instalações e intervenções de arquitetura que podem surpreender quem lá passa. Tudo eventos de entrada livre.

Outro momento de destaque será o Festival Coral de Verão. Durante quatro dias, de 26 a 29 de Junho, 22 coros, com mais de 700 coralistas de várias nacionalidades cantam a Belém, ao Tejo e a Lisboa. São vários os palcos que recebem concertos e competições de coros: Centro Cultural de Belém, Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, Claustros do Mosteiro dos Jerónimos e Jardim Vasco da Gama em Belém.

Cinema e música ao ar livre

 
O cinema ao ar livre volta a ser uma das apostas das Festas, com o regresso, no final do mês, do CineConchas, na Quinta das Conchas, Lumiar, e o projeto Moralá Castelo que tem como objetivo dinamizar o espaço comunitário do bairro do Castelo e apresenta uma seleção de filmes feita pelo arquiteto José Neves.

 

Ainda ao ar livre, destaque para o projeto Faz Música Lisboa! que transforma os jardins, praças e ruas com pequenos palcos que se espalham durante um dia, um pouco por toda a cidade. Ao ar livre, e em lugares icónicos, será uma oportunidade para ouvir música dos mais variados estilos e origens, e conhecer novas sonoridades e algumas bandas nacionais emergentes. 

 
De entre as inúmeras iniciativas das Festas destaca-se ainda a Corrida de Santo António, que regressa este ano, no dia 6 de Junho, ao Rossio, O Concurso de Tronos de Santo António, a decorrer de 7 a 22 de Junho no Atrium do Saldanha e os famosos Casamentos de Santo António, no dia 12 de Junho durante o dia, sendo que durante a noite as Marchas saem à rua, como manda a tradição. 

26 artistas na Torre de Belém
 
Se o espetáculo de abertura ficou na memória por más razões, o encerramento promete deixar boas recordações desta nova edição das Festas de Lisboa. Num evento de dois dias, 03 e 04 de Julho, sobem ao palco montado na Torre de Belém 26 artistas nacionais para interpretar um vasto repertório de música portuguesa. Gisela João, Dead Combo, António Zambujo e Ana Bacalhau são apenas alguns dos nomes que vão animar este último dia das festas.
 
Para ver o programa na íntegra clique AQUI.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório