Cultura

Festa do Cinema Italiano estreia 3D do São Jorge

8 ½ Festa do Cinema Italiano arranca em Lisboa, onde vai estar de 10 a 18 de Abril, no Cinema São Jorge e na Cinemateca, com a estreia de novas produções italianas, retrospetivas, um cine-jantar e outros eventos. A festa, na capital, encerra com a pr
Versão para impressão
8 ½ Festa do Cinema Italiano arranca em Lisboa, onde vai estar de 10 a 18 de Abril, no Cinema São Jorge e na Cinemateca, com a estreia de novas produções italianas, retrospetivas, um cine-jantar e outros eventos. A festa, na capital, encerra com a projeção, inédita em Portugal, do filme “O Último Imperador”, de Bernardo Bertolucci, em 3D.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa a Portugal, de Abril a Maio, para celebrar a sua 7ª edição sob o tema “Família Italiana — La Famiglia”, mote para a imagem deste ano, que remete para o ambiente familiar da década de cinquenta e que é protagonizada por membros da Comunidade Italiana em Lisboa, do Instituto Italiano de Cultura e da própria equipa do festival.

Entre os muitos filmes que vão passar no grande ecrã, destaque para a projeção do filme “Indebito”, um documentário protagonizado e realizado pelo músico Vinicio Capossela em conjunto com o documentarista Andrea Segre que nos leva numa viagem musical e visual pela Grécia contemporânea atingida pela crise económica e onde Capossela encontra os intérpretes do tradicional blues helénico: o Rebetiko.
 

Este ano, a secção 'Amarcord' aposta numa retrospetiva inédita dedicada a Mario Bava, autor emblemático da história do Cinema Italiano e internacional, em ocasião do centenário do seu nascimento, e que vai decorrer na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.
 

Como já é hábito, a Festa do Cinema Italiano é caracterizada por uma série de eventos paralelos —- Dopo le 8 ½,— onde se incluem encontros, concertos, festas e o já imprescindível Cine-Jantar, nos dias 11 e 13 de Abril, no Mercado de Santa Clara, que este ano vai contar com a exibição de “Último tango em Paris“, de Bernardo Bertolucci. Os bilhetes para o cine-jantar custam 15 euros.

Esta semana, a organização do 8 ½ Festa do Cinema Italiano anunciou uma sessão especial que foi acrescentada à programação: a exibição, em 3D, do filme “O Último Imperador”, de Bernardo Bertolucci, que inaugura, assim, as sessões em 3 dimensões do Cinema São Jorge e terá lugar no último dia do festival, 18 de Abril, às 15h30.

 
Trata-se de versão restaurada em 3D, feita a partir da versão original, de 1987, cujo restauro foi acompanhado por Bernardo Bertolucci e Vittorio Storaro e estreou na última edição do Festival de Cannes.

“O Último Imperador” foi vencedor de nove Oscares (filme, realizador, argumento, fotografia, montagem, música, cenografia, guarda-roupa e som) e conta a história verídica de Pu Yi (1906-1960), que nasceu imperador e morreu como cidadão comum da República Popular da China.

 
Os bilhetes para o filme custam 5 euros e já se encontram à venda na bilheteira do Cinema São Jorge e na Ticketline. 
 
Em Abril e Maio a 7ª edição da Festa do Cinema Italiano continua o já habitual percurso por outras cidades portuguesas – começa em Lisboa e passa depois por Coimbra, Porto, Funchal e Loulé – e volta a apostar numa rota internacional com datas noutros países lusófonos. 

Clique AQUI para consultar o programa completo.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub