Espetáculos e Exposições

Festa da Marioneta percorre 11 municípios

A 5ª edição da Festa da Marioneta, promovida pela Artemrede, decorre entre 6 de Outubro e 30 de Novembro levando o trabalho de diversos artistas e grupos a 11 municípios. No total são 30 apresentações de sete espectáculos diferentes, que vão percorre
Versão para impressão
A 5ª edição da Festa da Marioneta, promovida pela Artemrede, decorre entre 6 de Outubro e 30 de Novembro levando o trabalho de diversos artistas e grupos a 11 municípios da margem sul e também do centro do país. No total são 30 apresentações de sete espectáculos diferentes, que vão percorrer 13 teatros.

O espectáculo de abertura da Festa da Marioneta é um trabalho do Teatro e Marionetas de Mandrágora intitulado “Adormecida”. Este espectáculo insere-se na filosofia desta companhia de Espinho, que promove nos seus projetos a ligação entre o tradicional e o contemporâneo. “Adormecida” é uma história de tecedeiras, de fios que se cruzam infinitamente, de um tempo que passa lentamente.

 
O Teatro de Marionetas do Porto, uma companhia habitual da Festa da Marioneta, este ano apresenta uma versão pouco tradicional da “Cinderela”. O conto foi reescrito e nele aparecem agora personagens saídas de outras histórias, numa sucessão de peripécias que vão surpreender e certamente divertir os mais jovens e os menos jovens.
 
O “Problema do Corvo”, da companhia Partículas Elementares, proveniente de Ovar, é uma fábula ternurenta, na qual os animais tentam resolver, em Assembleia de Bichos, a tendência do Corvo para mentir descaradamente! 
 
Mas um dos espectáculos mais poéticos será “Catabrisa”, uma produção da Companhia Instável baseada no livro Catavento, que nos leva numa viagem de luz e sombra para o sítio “onde está o vento”, pois é com o vento que vão e vêm as ideias e a vontade de mudar o mundo.
 
“Barriga da Baleia”, de António Jorge Gonçalves e interpretação de Ana Brandão, conta a história de uma epopeia marítima de uma menina de quatro anos, com desenhos luminosos e objectos manipulados em tempo real. 
 
Recorrendo também à manipulação de objectos e ao desenho em tempo real, assim como ao teatro de sombras e à multimédia, “Prometeu”, da companhia La Fontana, apresenta a história do deus da mitologia grega que roubou o fogo dos deuses para o dar ao Homem.
 
Por último, um espetáculo simples e afectuoso, que nos fala sobre um rapaz do campo que viaja para a cidade e leva na sua mala as suas ovelhas, que não o deixam esquecer a sua terra. Com encenação de Madalena Victorino, “Ovelhas Clandestinas” é uma peça para os mais pequeninos sobre a memória e a saudade.
 
A Festa da Marioneta 2013 é um circuito de espectáculos que apresenta algumas das melhores companhias e artistas nacionais que trabalham com marionetas, objetos ou formas animadas e que, através destas técnicas, contam a espetadores de todas as idades histórias divertidas, trágicas, simples ou fantásticas.

Os bilhetes não têm um preço fixo, variando conforme os locais, mas deverão estar à venda entre os 2,5 e os 5 euros.
 

Clique AQUI para aceder à programação completa do festival.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub