Espetáculos e Exposições

Festa da Agonia: A tradição ainda é o que era

Na abertura da Romaria de Nossa Senhora da Agonia apresentaram-se trezentas mordomas, trajadas a rigor e cheias de "chieira" [vaidade], que desfilaram ruas da cidade de Viana do Castelo. Este ano, a festa dura até domingo, esperando-se cerca de um mi
Versão para impressão
Na abertura da Romaria de Nossa Senhora da Agonia apresentaram-se trezentas mordomas, trajadas a rigor e cheias de “chieira” [vaidade], que desfilaram ruas da cidade de Viana do Castelo. Este ano, a festa dura até domingo, esperando-se cerca de um milhão de pessoas de visitantes.

“Não há mulher que não vista este traje e que não se sinta um pouco vaidosa. Só que a vaidade, em Viana do Castelo, tem outro nome: chama-se chieira. É muito comum ouvir os vianenses dizerem ´olha, aquela mordoma cheia de chieira`”, explicou à Lusa Mafalda Rego.

Atualmente com 35 anos de idade, Mafalda participa no desfile da mordomia desde os 12 e não esconde o orgulho que sente quando passeia pelas ruas da cidade.

“É um orgulho muito grande, porque estou a homenagear aquelas que fizeram estes trajes e aquelas que tiveram a inteligência de os saber guardar”, referiu.

Nascida em Paris, França, Lindsay Gomes, 21 anos, participou hoje pela primeira vez no desfile, concretizando assim o seu “sonho de menina”.

“Acho que vai ser fantástico”, referia Lindsay, enquanto aguardava pela sua “grande estreia” nos palcos daquela que é considerada a “rainha das romarias” de Portugal.

O desfile da mordomia é um dos eventos mais emblemáticos da Festa da Agonia, tendo mesmo estado na origem da mudança de nome de uma das artérias mais centrais da cidade de Viana do Castelo, agora denominada Passeio das Mordomas da Romaria.

Visite aqui o site oficial da Romaria para mais informações e consultar a programação.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório