Fitness & Bem-estar

Férias em cheio para os mais novos [roteiro]

As aulas acabam e as férias começam com muitas alternativas para ocupar o tempo dos mais novos. Explorar a natureza, passar noites de saco cama no museu, ateliers e oficinas de desporto, cultura e ciência, são apenas algumas sugestões. O Boas Noticia
Versão para impressão
As aulas acabam e as férias começam com muitas alternativas para ocupar o tempo dos mais novos. Explorar a natureza, passar noites de saco cama no museu, ateliers e oficinas de desporto, cultura e ciência, são apenas algumas sugestões. O Boas Noticias deixa aqui um roteiro para tornar as férias dos seus filhos inesquecíveis.

SUL

Festival Internacional de Esculturas
Sob o tema “Mundo Vivo”, o Festival Internacional de Esculturas do Algarve, que decorre em Areias de Pêra, representa em areia o mundo natural, a fauna e a flora do nosso planeta. O Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA 2010) exibe, até dia 22 de outubro, trinta e cinco mil toneladas de areia esculpidas. Custo: 4,5 euros (entrada gratuita para crianças até aos 5 anos)

Ateliers criativos no verão
Em 2010, e à semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo promove o programa “Férias de verão”, a ter lugar de julho a setembro. Estarão disponíveis diversos ateliers criativos, entre os quais, modelagem, olaria, cerâmica, carpintaria, colagens e cestaria. Há ainda cursos de culinária, jogos de ar livre e idas à praia e muitas outras iniciativas. Mais informações pelo 266 898 100. Custo: gratuito.

Férias selvagens com crocodilos
Cinco crocodilos do Nilo em pleno Alentejo são um bom argumento para levar as crianças a Lavre, Montemor-o-Novo onde está situado o parque animal Monte Selvagem. Estes majestosos animais são uma novidade este ano mas não são as únicas vedetas da reserva onde mais de 400 exemplares de 75 espécies diferentes nos recebem. Custo: 9 euros crianças, 11.5 euros adultos.

LISBOA

Oceanário: Férias Debaixo de Água
O Oceanário de Lisboa apresenta atividades lúdico-pedagógicas dirigidas aos mais novos que queiram preencher, da melhor forma, os dias de férias que se aproximam. De 28 de junho a 10 de setembro, as crianças dos 4 aos 12 anos poderão passar as suas férias “debaixo de água”. O programa de férias do Oceanário apresenta dez dias temáticos inspirados nos oceanos, com uma programação que aborda diferentes áreas, desde a história, à pintura, à ciência ou à dramatização.

Verão no Museu de Arte Antiga
De 7 de julho a 5 de agosto, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) tem uma proposta divertida e educativa, para miúdos dos 8 aos 12 anos. Os fins-de-semana serão ocupadas com ateliers relacionados com a exposição permanente do Museu e com a exposição temporária “A Invenção da Glória: D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana”. São cinco oficinas, com temas diferentes, onde as crianças decidem autonomamente o que vão fazer e como. Há materiais diversificados para elaborar desenhos, pinturas, esculturas e colagens. Custo: 40 euros (fim de semana/ inclui almoço).

Férias na Culturgest
A Culturgeste oferece oficinas de expressão dramática, percussão, expressão plástica, yoga, música, movimentos e outras atividades destinadas aos pequenos, até dia 10 de setembro. Custo: a partir dos 40 euros (cinco manhãs ou tardes).

Pavilhão Ciência Viva: Acampar no Museu
A Noite no Museu está de volta ao Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Desta vez o desafio é acampar no limite! O ponto de partida para esta atividade noturna é a exposição interativa EXTREMOS Viver no Limite. Os pequenos exploradores vão montar um acampamento, partindo depois para a sobrevivência em ambientes extremos (frio, calor, escuridão, falta de oxigénio, aridez). Pescar no mar profundo, quebrar o gelo, orientarem-se no meio de uma gruta são alguns dos desafios desta aventura.

Zoo de Lisboa: Aprender explorando
“Aprender, explorando” é o lema dos ATLs que o ZOO de Lisboa promove desde 1993 nos períodos de férias escolares. Estes programas destinam-se às crianças e jovens que se interessam pela Natureza e dá-lhes a oportunidade de investigar os mistérios do reino animal de uma forma divertida. No final, os pequenos amantes da Natureza transformar-se-ão em “Embaixadores da Natureza”. Preços a partir dos 140 euros (cinco dias).

Celebrar a natureza no Museu do Traje e da Moda
O Parque Botânico do Monteiro-Mor, no Museu do Traje, apela aos sentidos, aos suspiros e à criação. O grupo CANGULULA organiza até 10 de setembro atividades Lúdicas inspiradas no ciclo da natureza para os mais novos experimentarem o amadurecimento dos frutos, mata, horta e jardim, e outras surpresas do parque. Custo: 125 euros por semana.

Respirar o teatro no Museu da Marioneta
Para comemorar o seu décimo aniversário o Teatro de Marionetas convida os mais novos a conhecer as peças que esta companhia produziu e, de seguida, a criar o seu próprio espetáculo de marionetas. A iniciativa decorre durante quatro dias, de 31 de agosto a 3 de setembro. Custo: 40 euros.

CENTRO

Coimbra: 4 Dias, 4 Temas
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra preparou um programa de verão intitulado 4 DIAS, 4 TEMAS onde os mais novos podem explorar os mistérios da Cor, ótica,  luz e visão. As manhas são reservadas as crianças entre os 5 os 7 anos e as tarde para os jovens dos 8 aos 12 anos. Curto: 30 euros com marcação previa.

NORTE

Guimarães: Férias lúdicas e desportivas
A cooperativa autárquica Tempo Livre promove, até 03 de setembro, no pavilhão Multiusos de Guimarães, um programa de ocupação dos tempos livres destinado a crianças e jovens que inclui dezenas de atividades desportivas, pedagógicas e culturais. Custo: a partir de 25 euros por semana.

Oficinas em Santa Maria de Lamas
Este verão, o museu de Santa Maria de Lama promove diariamente diversas atividades e oficinas destinadas a miúdos e graúdos que pretendem sensibilizar para aspetos patrimoniais e ambientais, recorrendo a diferentes materiais e técnicas. Custo: 2 euros por período (manhã ou tarde)

Sertã – verão criativo para crianças
O Programa Criativo da Sertã é um projeto de ocupação das férias das crianças do concelho que aposta na arte e na literatura para ajudar os mais novos a comunicar e compreender o mundo. Desenvolver a criatividade e as competências emocionais e pedagógicas é o objetivo deste projeto.

PORTO

“Missão verão”

Oficinas, ateliers, sessões de leitura e cinema, visitas a vários espaços da cidade, caças ao tesouro, atividades aquáticas, mini-basquetebol, praia, desportos de raquete, voleibol, xadrez, são apenas algumas das inúmeras atividades promovidas para os mais novos pela PortoLazer. A “Missão verão” realiza-se até 27 de agosto, em diferentes locais da cidade: nas piscinas municipais (de Campanhã, da Constituição e de Cartes), Monte Aventino, Jardins do Palácio de Cristal, Pavilhão Rosa Mota, Parque Ocidental da Cidade, entre outros. Custo: a partir dos 40 euros por semana (sem almoço)

Férias em Serralves
Até dia 10 de setembro é difícil escolher entre tantas atividades que a Fundação de Serralves tem para oferecer às crianças entre os 4 e os 12 anos. Construir instrumentos musicais, visitas aos animais da quinta de Serralves, leitura de contos e construção de personagens, construção de brinquedos e maquinas de engrenagem. São mais de 20 atividades que potenciam aprendizagens, desenvolvem a criatividade, a capacidade de expressão e a experiência de trabalho em grupo. É necessária a inscrição prévia. Custo: 5 sessões/ 50 euros por criança. 

GAIA

Parque Biológico de Gaia
Dias quentes e sol abundante são o complemento ideal para visitar o percurso de descoberta da natureza do Parque Biológico de Gaia. Oportunidade para ver de perto mais de 200 espécies animais, entre elas as jovens crias de três espécies diferentes de garça: carraceiro, garça-branca-pequena e goraz. Há ainda oficinas especiais de verão, até 03 de setembro, onde as crianças podem observar e tratar animais, fazer recolha e pintura de folhas e apurar os sentidos no meio da natureza. Custo: 20 euros/dia com marcação.

Zoo Santo Inácio
O Zoo Santo Inácio em Avintes (Vila Nova de Gaia) tem uma programação especial para as férias de verão dos miúdos. Para além das diferentes espécies de animais – como o famoso Lemur, a Hipopótama Pigmeu, a Suricata e outros animais exóticos – o Zoo disponibiliza aos mais novos ateliers de artes plásticas, pinturas de face, jogos tradicionais, contadores de histórias, entre outras atividades

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório