Sociedade

Férias: 1000 portugueses voluntários no estrangeiro

NULL
Versão para impressão

São mais de mil os portugueses que realizam este ano projetos de voluntariado missionário, tanto em países em desenvolvimento como em Portugal. Cerca de metade disponibiliza as férias para esse efeito, segundo dados divulgados pela Fundação Evangelização e Culturas.

Os números provêm do resultado de um inquérito feito às 60 entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, sendo que das 60 entidades, 47 enviam voluntários este verão. Entre elas estão Paróquias, Congregações Religiosas, Dioceses, Fundações, IPSS, ONGD, Associações Juvenis e grupos informais de jovens e adultos.

Portugal conta com 846 voluntários missionários fora do país. Os continentes africano, da América do Sul e da Ásia recebem 287 voluntários portugueses, segundo o comunicado da Fundação Evangelização e Culturas (FEC).

Mais de 75% dos voluntários são jovens

São muitas as áreas que abrangem o voluntariado mas as que têm mais procura são a educação, a saúde, a animação sociocultural, a construção de infraestruturas e a agricultura. São estas as áreas de intervenção das entidades que atuam nos países em desenvolvimento, promovendo ações de Voluntariado para a Cooperação.

Os estudantes e os empregados dedicam as férias ao voluntariado nos países em desenvolvimento e há ainda quem cumpra o sonho da missão tirando licenças sem vencimento ou desempregando-se.

Os dados da FEC revelam ainda que o Voluntariado para a Cooperação não tem idade. Os jovens e adultos entre os 18 e os 30 anos (76,7%) são os que se dedicam mais ao voluntariado. No entanto, encontram-se pessoas entre os 31 e os 40 anos (12,9%), entre os 41 e os 55 anos (7,3%) e acima dos 60 anos (2,4%).

O Voluntariado missionário em Portugal
 
São 847 os jovens e os adultos que realizam atividades de voluntariado missionário em Portugal, sendo que 366 voluntários estão a desenvolver acividades durante as férias. Os restantes voluntários, 481, realizam regularmente ações durante o ano, como por exemplo, uma vez por semana ou uma vez por mês.

Os projetos de voluntariado são vários e multiplicam-se pela Região Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. A maioria do trabalho é realizada na área da Pastoral (27%), da Educação (25%) e da Animação Sócio-Cultural (24%). A Saúde, o Ambiente e o Apoio Social ocupam os restantes lugares (24%).

Clique AQUI para aceder ao comunidado da FEC.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório