Gastronomia

Faz Figura partilha segredos culinários

Rosti de alheira com maçã caramelizada, bife césar com tártaro de legumes e morangos frescos com tempero de gengibre, hortelã e raspas de lima... Este sábado, o Boas Noticias foi convidado a participar no workshop do Chef Pedro Dias onde foram confec
Versão para impressão
Rosti de alheira com maçã caramelizada, bife césar com tártaro de legumes e morangos frescos com tempero de gengibre, hortelã e raspas de lima… Este sábado, o Boas Noticias foi convidado a participar no workshop do Chef Pedro Dias onde foram confecionados alguns dos pratos mais carismáticos do restaurante, cuja receita partilhamos neste artigo.

Apostando numa maior fidelização e numa relação cada vez mais interativa com os seus clientes, o restaurante Faz Figura, em Lisboa, tem vindo a promover diversas iniciativas, como passatempos e workshops, que promove através da sua página do Facebook ou do site Clube Faz Figura.

“Para nós, um restaurante só faz sentido se passar muito pela partilha da boa mesa, se interagirmos com os clientes como faríamos com convidados na nossa casa”, explica ao Boas Noticias o Chef Pedro Dias.

Assim, no workshop que decorreu este sábado, os convidados puderam aprender a confecionar uma das entradas mais famosas do Faz Figura – o rosti de alheira acompanhado de maçã caramelizada e compota de cebola – e também um imponente bife césar com carne de vitela picada no momento.

Tradição e modernidade

Os pratos apresentados no workshop refletem o espírito gastronómico do Faz Figura. “Procuramos sempre aquilo a que costumo chamar o melhor de dois mundos: a tradição gastronómica portuguesa (os sabores que reconhecemos como nossos) e a modernidade, seja em novas interpretações, seja na apresentação ou no serviço”, salienta Pedro Dias.

O Faz Figura é já um espaço ´histórico` da restauração lisboeta. Na primeira edição do ´Lisboa à prova`, o concurso gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Lisboa em que participaram 250 restaurantes da capital, o Faz Figura ficou entre os 30 melhores, com a classificação de “dois garfos”. Já na edição de 2009, o restaurante voltou a conseguir um resultado de “dois garfos”.

Uma varanda luminosa e uma ampla esplanada coberta tornam o local apetecível tanto no verão como no inverno, de dia e de noite.

O Faz Figura vai continuar a incentivar a troca de experiências e a fidelização dos seus clientes, pelo que vale a pena estar atento ao Facebook do restaurante. Veja abaixo a receita da entrada e do prato principal do workshop.


Rosti de Alheira com Maçã e Compota de Cebola Roxa

Retirar o recheio de uma boa alheira e dar-lhe a forma de um hambúrguer (uma alheira dá 3 rostis). Corar numa frigideira anti-aderente. Caramelizar dois gomos de maçã reineta na frigideira, com um pouco de açúcar mascavado.

Para a compota, alourar cebola roxa em azeite, juntar açúcar mascavado até ter o aspeto de uma compota. No final, juntar um pouco de vinagre tinto.

Dispor os gomos de maçã lado a lado, colocar o rosti em cima e a compota de cebola ao lado. Polvilhar com avelã picada e uma redução de Moscatel. Servir com uma salada verde.
 
Bife César com Tártaro de Legumes

Picar a carne com um pouco de pickles, alcaparras, mostarda de Dijon, uma gema de ovo, sal e pimenta. Formar uma espécie de hambúrgueres de grande dimensão, se possível com a ajuda de aros de metal.

Numa frigideira, derreter manteiga, deixar aquecer bem e juntar os “hambúrgueres” de bife. Selar um lado e outro (deve ficar muito mal passado, já que é uma variação do bife tártaro).

Para o tártaro de legumes, alourar uma chalota em azeite, juntar um pouco de tomate seco e os legumes: cenoura, abóbora, tomate, beringela e courgete, por esta ordem, todos cortados em cubos bem pequenos.

Temperar de sal e pimenta, juntar uma noz de manteiga no final. Tanto pode ser servido frio como quente.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório