Inovação e Tecnologia

Fato mecânico ajuda agricultores idosos

A Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio (TUAT) desenvolveu o protótipo de um fato mecânico construído a partir de plástico e metal que poderá aliviar o esforço físico dos agricultores mais velhos nas suas tarefas diárias. Prevê-se que a
Versão para impressão
[Foto: AFP]

A Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio (TUAT) desenvolveu o
protótipo de um fato robótico construído a partir de plástico e metal
que poderá aliviar o esforço físico dos agricultores mais velhos nas
suas tarefas diárias. Prevê-se que a inovação entre no mercado em 2012.

Funcionando por meio de oito motores elétricos, o fato foi desenvolvido por uma equipa de estudantes liderada pelo professor Shigeki Toyama e é um avanço tecnologico de grande relevância, uma vez que dois terços da população agrícola japonesa têm uma idade igual ou superior a 65 anos, informa o portal Physorg.com.

O aparelho possui sensores de movimento e um sistema de reconhecimento vocal a partir dos quais os utilizadores podem amplificar a força dos seus membros superiores e inferiores, especialmente nos processos de colheita, reduzindo o esforço físico numa média de 62 por cento.

“A maioria dos agricultores queixou-se de dores nos braços, no pescoço e na região lombar inferior”, esclareceu Gohei Yamamoto (na foto), um dos alunos integrados no projeto, referindo-se ao estudo feito pela equipa entre 102 indivíduos.

Foram desenvolvidas duas versões dos fatos, cada uma com um peso distinto: uma, de 30 quilos, destina-se à realização de tarefas mais exigentes e pesadas, onde se incluem o carregamento de grandes pesos e a colheita de vegetais e outros alimentos; outra possui 23 quilos e poderá ser utilizada para apanhar fruta.

Estima-se que cada fato custe cerca de 11 mil dólares, um preço não muito acessível mas que os investigadores acreditam que poderá baixar, assim que a tecnologia for produzida em maior escala.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório