Cultura

FATAL: Teatro universitário de regresso a Lisboa

Arranca esta terça-feira, 6 de Maio, o 15.º FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa. A edição comemorativa dos 15 anos do festival desafia os encenadores, os atores e o público a pensar no teatro como forma de integração académica.
Versão para impressão
Arranca esta terça-feira, 6 de Maio,  o 15.º FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa. A edição comemorativa dos 15 anos do festival desafia os encenadores, os atores, o público e toda a comunidade a pensar no teatro enquanto forma de expressão e integração, pela arte, na vida universitária. 
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a organização defende que o teatro, “como espaço de criação e liberdade, de partilha das diversas experiências e linguagens, amplia a capacidade de refletir, questionar e recriar vivências a todos os que o constroem”.
 
Esta forma de expressão artística é, portanto, “no mundo da tão falada globalização”, “proximidade e identidade, ao focar-se na construção da pessoa no seu todo e na compreensão do outro”, acrescentam os mentores do evento. 
 
De acordo com a mesma fonte, a atividade artística e o teatro universitário têm uma “importância crucial desde a sua génese”, constituindo-se como um “instrumento de diálogo com o quotidiano e um importante agente no exercício da cidadania cultural”.
 
Entre 6 e 24 de Maio, o Teatro da Politécnica, no Museu da História Natural e da Ciência, bem como outros locais da cidade de Lisboa, acolhem, então, o FATAL 2014, dando ao público a possibilidade de assistir a cerca de 30 espetáculos em três categorias: “Em Competição”, “Mais Fatal” e “Fatal Convida”.
 
Esta última categoria contará com a presença de grupos de teatro universitário nacionais e internacionais, oriundos de países como Espanha ou Irão e que vêm mostrar-se em território português. 
 
O FATAL 2014 envolve ainda uma programação paralela que inclui workshops de fotografia, de escrita, de história oral, e uma “open call” para “Live Installation/Performance”, aberta a todos os que queiram experienciar o contexto de instalação partindo do corpo e da composição.
 
Clique AQUI para aceder ao site oficial do evento e conhecer em detalhe o programa completo. 
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub