Cultura

Faróis abrem às quartas-feiras para visitas gratuitas

NULL
Versão para impressão

A partir de agora vários faróis da costa portuguesa vão poder ser visitados gratuitamente todas as quartas-feiras, sem que seja necessária marcação. A iniciativa partiu da Marinha Portuguesa, e tem por objetivo aproximar as pessoas da história daquelas “sentinelas” do mar.

Portugal possui um total de 50 faróis distribuídos por toda a costa continental e ilhas. Até agora, quem queria subir ao topo ou simplesmente conhecer o seu interior tinha de requisitar uma autorização prévia.

No entanto, a Marinha – Autoridade Marítima Nacional informou em comunicado que, desde 16 de Novembro, quando se comemorou o Dia Nacional do Mar, 30 faróis se encontram abertos ao público todas as quartas-feiras, das 14h às 17h.

Durante este período são realizadas três visitas guiadas pelos respetivos faroleiros, que ocorrem às 14h00, 15h00 e 16h00. O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer a missão dos Faróis e as funções dos faroleiros, além de proporcionar ao público uma vista única sobre o mar a partir da Torre do Farol.

No Continente, os faróis abertos são: Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Sines, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Ponta da Piedade, Ponta do Altar, Alfazina, Santa Maria e Vila Real de Santo António.

Na Madeira o público vai poder subir ao topo do Faril da Ponta do Pargo. E nos Açores estão abertos os Faróis de: Ferraria, Ponta do Cintrão, Arnel, Gonçalo Velho, Ponta da Garça, Contendas, Ponta da Barca, Carapacho, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Albarnaz e Lajes das Flores.

Quem preferir visitá-los noutro dia, pode continuar a fazê-lo, tendo, no entanto, de pedir uma autorização anteriormente.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório