Sociedade

Faro: Alcoutim vai ter universidade sénior gratuita

Com o objetivo de "incentivar a cultura, o convívio e a integração dos mais idosos", o município de Alcoutim, em Faro, vai inaugurar uma universidade sénior, de frequência gratuita.
Versão para impressão
Com o objetivo de “incentivar a cultura, o convívio e a integração dos mais idosos”, o município de Alcoutim, em Faro, vai inaugurar uma universidade sénior, de frequência gratuita, “orientada para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da sociedade” num momento em que o concelho enfrenta elevados níveis de envelhecimento.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a autarquia explica que a universidade se destina “a pessoas com mais de 50 anos, com disponibilidade, abertas a novas experiências e interessadas em partilhar conhecimentos, competências e experiências de vida”.
 
As aulas vão arrancar já durante o mês de Janeiro e a universidade vai funcionar em dois espaços diferentes: no Centro de Artes e Ofícios, em Alcoutim, e na Escola Prof. Joaquim Moreira, em Martim Longo, contando com o apoio de um leque de formadores em regime de voluntariado que vão promover atividades “num contexto de formação ao longo da vida”.
 
Entre as disciplinas lecionadas estão as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Inglês, Costura e Moda, Português para a Vida, Teatro e ainda Bem-Estar, Saúde e Segurança, acrescenta a Câmara de Alcoutim, que vai desenvolver a iniciativa em parceria com o Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, a Associação Alcance e a Escola Profissional ALSUD, de Mértola. 
 
No âmbito da universidade está ainda prevista a criação de cursos em várias localidades do concelho, designadamente Artes Decorativas, no Pereiro, Artesanato Local, em Giões, Artes Decorativas, em Vaqueiros, Macramé e Bainhas Abertas, em Barrada, Costura, em Laranjeiras, Bordados, em Santa Justa, Arraiolos, em Balurcos.
 
Os interessados podem inscrever-se na Universidade Sénior de Alcoutim contactando o gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Autarquia através do telefone 281 540 559 ou do e-mail accao.social@cm-alcoutim.pt, a EB1 de Martim Longo, através do telefone 281 490 100, ou o Centro de Artes e Ofícios, pelo número 281 546 428.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório