Sociedade

Famílias: apoios mensais para acolher idosos

As famílias que se mostrarem disponíveis para acolher um idoso ou adulto com deficiências podem contar com um subsídio mínimo de 622 euros por mês. A campanha para acolhimento familiar é da responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e s
Versão para impressão
As famílias que se mostrarem disponíveis para acolher um idoso ou adulto com deficiências podem contar com um subsídio mínimo de 622 euros por mês. A campanha para acolhimento familiar é da responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e será lançada no final de maio.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística há 321 mil idosos a morar sozinhos em Portugal, na grande maioria mulheres viúvas. O objetivo da campanha é evitar a institucionalização destas pessoas e proporcionar-lhes um ambiente mais afetivo.

“É uma estratégia de resposta para pessoas com perda de autonomia, em isolamento ou com insuficiente apoio familiar”, afirma ao Diário de Notícias Anabela Sousa, subdiretora da Ação Social da Santa Casa, que acrescenta que a situação pode ser permanente ou transitória.

As famílias de acolhimento serão sujeitas a uma entrevista e a cruzamentos de dados, para que o idoso fique perto da sua zona de residência.

“Feita a seleção, cabe às equipas de apoio técnico proceder ao cruzamento dos dados e tentar encontrar uma família tão próxima quanto possível da residência da pessoa referenciada”, explica Anabela Sousa, acrescentando: “É fundamental que este não perca as suas referências, como os locais que frequenta habitualmente, o café ou as lojas de bairro.”

Se o idoso estiver bem de saúde, a família recebe 447 euros mensais, mais 70 por cento da pensão da pessoa escolhida.

Se as famílias aceitarem receber em casa pessoas com elevado grau de dependência, o valor sobe e a Misericórdia paga 700 euros, mais 70% da pensão da pessoa acolhida.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório