Cultura

Fado recomendado pelo comité da UNESCO

NULL
Versão para impressão
Depois de Portugal ter candidatado o fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, no início deste ano, a UNESCO vem dar o seu apoio à candidatura afirmando que o género musical português é um dos fortes vencedores. O comité de peritos da UNESCO recomendou que o fado conste na Lista Representativa, como um dos patrimónios culturais da humanidade. 

Segunda cita a Lusa, o comité da UNESCO elogiou a típica música portuguesa como “um género de grande versatilidade poética e musical” com “um forte sentimento de pertença e ligação a Lisboa”.

Além de não apresentarem qualquer restrição à aprovação da candidatura, os peritos intitularam o fado como uma das sete melhores referências a concurso. No seu relatório, os especialistas elogiam a candidatura portuguesa e apontam-na como um exemplo de boas práticas a seguir por outros países na preparação de novas candidaturas.

O Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO vai proceder à votação entre os dias 22 e 29 de Novembro, em Bali na Indonésia. Nesta reunião presidida pelo professor Aman Wirakartakusumah, o comité vai examinar como tem corrido a implementação da convenção nos estados membros, assim como o estado dos elementos inscritos nas listas. Além disso, vai selecionar programas de apoio que salvaguardem as atividades em causa.

Recorde-se que Portugal apresentou a sua candidatura em Janeiro desde ano, numa cerimónia que decorreu no Teatro São Luiz, em Lisboa.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório