Cultura

Fado de Carminho recebe menção honrosa mundial

Uma melodia composta pelo músico português Júlio Proença e interpretada por Carminho recebeu uma menção honrosa nos prémios International Songwriting Competition.
Versão para impressão
Uma melodia composta pelo músico português Júlio Proença, falecido há 43 anos, e interpretada por Carminho no seu álbum “Alma”, recebeu uma menção honrosa nos prémios International Songwriting Competition, na categoria World.
 
Júlio Proença, nascido em Lisboa em 1901, é o autor da melodia do fado “Folha” para a qual Carminho escreveu uma letra de sua autoria e que integra o mais recente álbum da fadista “Alma”, editado em 2012.

“O fado tradicional tem esta particularidade de se poder colocar uma letra de hoje numa melodia que já foi composta há muito tempo”, explica a cantora num vídeo divulgado na internet (ver vídeo abaixo). “Este fado, esta melodia, já teve várias letras” e agora, na canção de Carminho, fala de uma “folha branca” que é “a folha do poeta que recebe, rendida, tudo o que o poeta escrever”.

 
Rodrigo Leal, músico brasileiro radicado em Portugal, também recebeu uma menção honrosa, na categoria de canções Rock. O filho de Roberto Leal e líder dos Noidz é o autor do tema “We Are The Future”, distinguido no concurso.
 
Também o angolano Waldemar Bastos, de 59 anos, foi premiado alcançando o segundo lugar na categoria “World” com a composição “Sofrimento”, do álbum “Pretaluz”, de 1997.
 
O júri do International Songwriting Competition é constituído por um painel de 40 músicos, entre os quais Tom Waits, Jeff Beck, Robert Smith, Anoushka Shankar, McCoy Tyner, Alejandro Sanz, Suzanne Vega e Bill Evans, e 22 personalidades da indústria discográfica, como Angel Carrasco, Monte Lipman, Alison Donald, Bruce Iglauer e Leib Ostrow.

Clique AQUI para consultar a lista completa dos premiados.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub