Inovação e Tecnologia

Facebook melhora segurança para os mais novos

O Facebook vai disponibilizar, muito brevemente, uma nova aplicação que visa melhorar a segurança dos seus utilizadores mais jovens. O "botão de segurança" - ou "botão de pânico" - permite denunciar comportamentos suspeitos ou inapropriados, além de
Versão para impressão
O Facebook vai disponibilizar, muito brevemente, uma nova aplicação que visa melhorar a segurança dos seus utilizadores mais jovens. O “botão de segurança” – ou “botão de pânico” – permite denunciar comportamentos suspeitos ou inapropriados, além de conselhos e apoio aos adolescentes que navegam na rede social.

Para que haja uma maior adesão ao serviço, uma mensagem automática irá aparecer nos perfis individuais de todos os adolescentes que estão registados no Facebook, convidando-os a adicionar a nova aplicação, informa a agência Reuters.

Sempre que o “botão de segurança” seja acionado, o Facebook e o CEOP serão notificados. Ainda se desconhece, no entanto, quando é que a aplicação estará disponível para os utilizadores portugueses.

A iniciativa vem responder aos persistentes apelos da organização britânica CEOP – Child Exploitation and Online Protection Centre (Centro de Proteção contra a Exploração Infantil Online), que tem lutado para evitar a reincidência de casos como o de Ashleigh Hall, a jovem de 17 anos que foi raptada, violada e assassinada por um homem que se fez passar por adolescente no Facebook, e de quem a jovem se tinha tornado amiga.

“Um impedimento visível poderá proteger os jovens online”, afirmou à Reuters Jim Gamble, diretor-executivo da CEOP, que também já conseguiu acordos semelhantes com as redes sociais MySpace Bebo.

“Apenas através dos esforços constantes e concertados da indústria, polícia, pais e dos próprios jovens é que poderemos todos ficar a salvo online”, sublinha Joanna Shields, vice-presidente do Facebook para a Europa, Médio Oriente e África.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório