Mundo

Fábrica moçambicana combate desnutrição infantil

Moçambique tem, desde esta semana, uma fábrica de Alimento Terapêutico Pronto para Uso (ATPU) com vista a recuperar crianças desnutridas em dois meses, como avançou a agência Lusa.
Versão para impressão
Moçambique tem, desde esta semana, uma fábrica de Alimento Terapêutico Pronto para Uso (ATPU) com vista a recuperar crianças desnutridas em dois meses. A fábrica tem capacidade para produzir anualmente 500 toneladas de um produto feito à base de amendoim que visa reduzir a desnutrição em menores de cinco anos.

O ATPU contém, além da pasta de amendoim, leite em pó, óleo, açúcar, vitaminas e minerais nas doses indicadas para crianças, adianta a agência Lusa.

A construção desta fábrica vai permitir aumentar as intervenções nutricionais em todo o país, especialmente o tratamento ambulatório da desnutrição aguda grave, que atinge 43 mil crianças moçambicanas.

“O tratamento é ambulatório, pode haver o seguimento na comunidade, e num máximo de oito semanas a beneficiária (criança que sofre de desnutrição) pode recuperar”, disse à Lusa Maaike Arts, especialista em nutrição da UNICEF, entidade que financiou a fábrica.

Em Moçambique, cerca de quatro por cento das crianças com menos de cinco anos sofrem de desnutrição aguda; destas, um por cento sofre de desnutrição aguda grave.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório