Cultura

Fábrica da OLIVA dá lugar às indústrias criativas

Os edifícios da antiga fábrica da OLIVA, em São João da Madeira, vão acolher indústrias criativas e atividades culturais a partir de 2011. A OLIVA Creative Factory, como se intitulara o nova espaço, incluirá um centro de arte contemporânea e dois núc
Versão para impressão
Os edifícios da antiga fábrica da OLIVA, em São João da Madeira, vão acolher indústrias criativas e atividades culturais a partir de 2011. A OLIVA Creative Factory, como se intitulara o nova espaço, incluirá um centro de arte contemporânea e dois núcleos museológicos.

A iniciativa de reutilização do espaço da antiga fábrica da OLIVA partiu da câmara municipal de S.João da Madeira (SJM) em parceria com diversas entidades como a Fundação de Serralves, Fundação Ricardo Espírito Santo Silve, Universidade de Aveiro e Universidade Católica.

De acordo com comunicado da autarquia, a “reconversão da Zona Industrial da Oliva constitui-se como uma oportunidade de reabilitar um importante testemunho do passado (e do presente) de S. João da Madeira, com indiscutível valor patrimonial.”

Em declarações ao jornal Público, o presidente da câmara de SJM, Castro Almeida, explica que “a ideia é criar uma oportunidade para os jovens desta região que apostem na criação como um negócio em diversas vertentes: artes plásticas, música, teatro, design, moda”.

O investimento total ronda os 9,2 milhões de euros, sendo que sete milhões de euros serão financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e a autarquia já aprovou o pedido de empréstimo de 1,3 milhões para que se avance com a reabilitação do edifício.

O autarca prevê que as máquinas avancem para o terreno ainda em 2011 e o espaço esteja remodelado e pronto a entrar em funcionamento durante o atual mandato.

“Trata-se de um equipamento que tem escala metropolitana. A Oliva é uma marca fortíssima e este projeto significa uma renovação, um começar de novo”, reforça.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório