Cultura

F. Pessoa: A “Mensagem” leiloada por 3800 euros

3800 euros foi quanto valeu uma primeira edição da obra de Fernando Pessoa, a "Mensagem", datada de 1934, num leilão da World Legend - Leiria & Nascimento realizado em Lisboa.
Versão para impressão

3800 euros foi quanto valeu uma primeira edição da obra de Fernando Pessoa, a “Mensagem”, datada de 1934, num leilão da World Legend – Leiria & Nascimento realizado na terça-feira à noite, em Lisboa.

Contactada pela agência Lusa, Clara Ferreira Marques, responsável da leiloeira, indicou que a obra, autografada por Fernando Pessoa e com dedicatória, ultrapassou a estimativa inicial, situada nos 2500 euros.

A obra foi comprada por um livreiro de Lisboa que pediu para manter o anonimato.

No mesmo leilão foi vendida por 3450 euros outra primeira edição de Pessoa – “35 Sonnets”, de 1918 – também autografada pelo poeta e com dedicatória.

Esta obra, segundo a leiloeira, obteve ainda mais interesse por parte dos licitadores, entre eles um coleccionador inglês. Acabaria por ser comprada “por uma bibliófila portuguesa”, indicou Clara Ferreira Marques.

Publicado um ano antes da morte de Pessoa (1888-1935) pela Parceria António Maria Pereira e por ele descrito como um “livro pequeno de poemas”, “Mensagem” é composto por 44 poemas, o mais conhecido dos quais é “Mar Português”.

Valeu ao autor o Prémio Antero de Quental, na categoria de “Poema ou poesia solta”, do Secretariado da Propaganda Nacional, no ano em que foi publicado.

“35 Sonnets” é um dos dois livros em inglês publicado pela editora Monteiro & Co. que teve direito a um artigo de destaque no diário britânico The Times.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório