Mundo

Expressões idiomáticas portuguesas tornam-se virais

Traduzidas à letra, as expressões idiomáticas dão sempre direito a um sorriso. O site de viagens Matador acabou de publicar um artigo que traduz para inglês 20 das mais famosas expressões idiomáticas portuguesas e o artigo já regista mais de 25 mil p
Versão para impressão
Traduzidas à letra, as expressões idiomáticas dão sempre direito a um sorriso. O site de viagens norte-americano Matador acabou de publicar um artigo que traduz para inglês 20 das mais famosas expressões idiomáticas portuguesas. O artigo já regista mais de 25 mil partilhas.

“He didn't do the point of a horn”, seria a tradução literal, mas 'nonsense', da frase portuguesa “não fez a ponta de um corno”. É com este tipo de tradução que Sandra Guedes, a autora do texto, preenche a página que contém 20 expressões muito portuguesas.

“Partir a loiça toda” (break all the dishes), estar “feito ao bife” (done to the beef),  ter “macaquinhos na cabeça” (to have little monkeys inside your head) são apenas algumas das frases que foram 'traduzidas'.

A página contém também mais de 30 comentários, na sua grande maioria de portugueses. Embora muitas das reações sejam elogiosas, os utilizadores apontam também erros na tradução apresentada pela autora.

Na primeira frase, por exemplo, a autora afirma que a expressão “tirar o cavalinho da chuva (‘take the little horse away from the rain) significa desistir (give up), quando na realidade esta frase é usada para demover alguém de certo objetivo ou intenção, como salientam vários comentadores.

Apesar das pequenas falhas, o artigo consegue provocar alguns sorrisos e, no final, é possível consultar frases idiomáticas de outros países, como da Grécia ou do México, que também foram traduzidas à letra para inglês.

Lançado em 2006, o site Matador funciona como uma rede social para viajantes e está no top 25 dos sites mais influentes da área das viagens nos EUA. 

Clique AQUI para consultar a página.

Notícia sugerida por Ana Ramos

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório