Cultura Em Destaque

Exposição de Leonardo Da Vinci no Porto

Dezenas de réplicas vão estar expostas até julho
Versão para impressão
por redação

Teve início no dia 4 de abril, na Alfândega do Porto, a exposição itinerante “Leonardo Da Vinci — As Invenções do Génio” comissariada pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, com 64 réplicas de invenções do criador nascido perto de Florença.

“Estarão patentes ao público 64 réplicas de máquinas e engenhos, bem como representações de obras, desenhos e outros protótipos visionários inventados por Leonardo da Vinci e que hoje nos parecem vulgares, como o helicóptero, o tanque de guerra ou o paraquedas”, pode ler-se no comunicado da organização da mostra sobre o trabalho do artista que viveu na passagem do século XV para o século XVI.

Paula Paz Dias Ferreira, diretora da exposição, diz que “o propósito desta exposição é despertar a curiosidade, o engenho e o espírito de inovação dos visitantes que vão ser confrontados com a criatividade de um dos maiores génios da humanidade”.

“A exposição será um percurso sobre a vida e obra de um dos maiores génios da inovação, da criatividade, da ciência e da tecnologia de todos os tempos, desenvolvida por áreas temáticas diferenciadas como o Renascimento, as Máquinas de Voo, a Pintura, os Estudos da Hidráulica, da Engenharia Militar e do Urbanismo, entre outros”, finaliza.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e teve na comissão científica nomes como o Prémio Pessoa de 2002, Sobrinho Simões, ou a presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gamboa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório