Cultura

Exposição europeia sobre o Espaço inaugurada em Lisboa

A 'European Space Expo', uma exposição europeia sobre astronomia, vai ser inaugurada esta sexta-feira em Lisboa. Organizada pela Comissão Europeia e com entrada gratuita, a iniciativa tem por objetivo mostrar aquilo que se faz na indústria do Espaço
Versão para impressão
A 'European Space Expo', uma exposição europeia sobre astronomia, vai ser inaugurada esta sexta-feira em Lisboa. Organizada pela Comissão Europeia e com entrada gratuita, a iniciativa tem por objetivo mostrar aquilo que se faz na indústria do Espaço e quais os benefícios da tecnologia espacial para as populações.
 
Depois de percorrer dezassete cidades europeias, a 'European Space Expo' vai estar patente na capital portuguesa até dia 9 de Dezembro, na Praça do Comércio. A mostra vai apresentar informação sobre diversos programas europeus, como, por exemplo, o sistema de observação terrestre Copernicus e o sistema de navegação EGNOS/Galileo, através do qual será possível perceber quando é que um animal deixou a sua manada, definir rotas aéreas que perturbem menos as populações e planear as melhores redes de distribuição de gás, luz e água.
 
A exposição inclui ainda equipamentos como um 'OmniGlobe' – um holograma interativo da atmosfera terrestre – e um modelo de um satélite Galileo. No quiosque 'Espaço Fabricado em Portugal', os visitantes vão poder aceder a todo o tipo de informação sobre as empresas nacionais que participam nos programas da Agência Espacial Europeia. 
 
O evento vai contar ainda com apresentações de 15 minutos, seguidas de perguntas e respostas, sobre tecnologia espacial e astronomia, sendo que, a 7 de Dezembro, o astronauta italiano da Agência Espacial Europeia Paolo Nespoli irá partilhar a sua experiência como engenheiro de voo na missão MagISStra, na conferência 'Seis Meses Fora Deste Mundo'.
 
A exposição é inaugurada, esta sexta-feira, dia 29 de Novembro, pelo vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, Antonio Tajani, e pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. A cerimónia vai ainda contar com a presença de Alexandre Lourenço, a criança portuguesa que vai dar o nome a um dos satélites Galileo.
 
A 'European Space Expo' conta com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, do Planetário Calouste Gulbenkian e do Turismo de Lisboa.

Saiba mais AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub