Espetáculos e Exposições

Exposição em homenagem a Nadir Afonso

No mês em que completa 90 anos, Nadir Afonso foi condecorado com a Ordem Militar de Santiago e Espada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. Para assinalar a data, o Museu da Presidência da República inaugura uma exposição de homenagem ao artist
Versão para impressão
No mês em que completa 90 anos, Nadir Afonso foi condecorado com a Ordem Militar de Santiago e Espada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. Para assinalar a data, o Museu da Presidência da República inaugura uma exposição de homenagem ao artista e arquiteto que conta com 76 anos de carreira.

A Exposição Nadir Afonso- Absoluto 2010 apresenta nove trabalhos considerados pelo artista como determinates na sua carreira. Há uma obra por cada década de criação, desde os anos 1930 até à atualidade. Serão apresentados também cerca de 150 desenhos e estudos que documentam o processo criativo do artista.

A exposição inaugurou dia 15 de dezembro e que está disponível até dia 14 de janeiro, no Palácio de Belém – Viveiros do Jardim da Cascata, e estará aberto ao público de terça a sexta-feira das 14h às 17h30. Sábados, domingos e feriados a abertura é das 10h às 17h30.

Novo portal divulga obra de Nadil Afonso

Além da condecoração e da exposição retrospetiva, no dia do 90º aniversário do artista, a Fundação Nadir Afonso e o estúdio Ideoma inauguram um novo portal que pretende contribuir para uma maior divulgação e investigação da obra artística e teórica de Nadir Afonso.

Trata-se de uma obra muito extensa, marcada por um constante pioneirismo que sempre obedeceu a um rigoroso trabalho e a uma erudita formulação teórica. Desde o ensaio La Sensibilité Plastique, publicado em Paris, em 1958, até à sua mais recente obra “O Tempo Não Existe”, editada já no corrente ano de 2010, a obra de Nadir Afonso é um caso excepcional na história de Arte Portuguesa.

Esta plataforma é mais um esforço desta instituição para que, como dizia Karl Popper, “o conhecimento possa crescer através da eliminação crítica do erro. É assim que poderemos aproximar-nos da verdade”, lê-se no novo portal.

Visite aqui o portal dedicado à obra de Nadir Afonso.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub