Negócios e Empreendorismo

Exportações superam importações pela 1ª vez

NULL
Versão para impressão
Desde que há registo histórico da balança comercial portuguesa, o país conseguiu pela primeira vez, em Setembro, exportar mais do que importa. A informação é avançada pela Lusa que cita o presidente do Conselho para a Promoção da Internacionalização, Francisco Van Zeller.

“Desde que há registo histórico, as exportações cobriram as importações”, disse Francisco Van Zeller durante a II Conferência Antena 1/Jornal de Negócios sobre o Estado e a Competitividade da Economia portuguesa, para explicar que há margem para a melhoria da economia.

Durante a sua apresentação, Van Zeller elencou os constrangimentos nas empresas na área da internacionalização, adiantando que as empresas pequenas “não se juntam, não aceitam sócios, não partilham”.

O responsável salientou que há um “esforço que tem de ser feito” para a aposta na internacionalização e lamentou que neste momento as empresas não tenham interlocutores, numa alusão ao Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) que não tem presidente há meses.

Francisco Van Zeller acrescentou ainda que “o problema da internacionalização é um problema de compromisso” e que o caminho deverá ser feito por métodos clássicos de gestão, de outra maneira os resultados são soltos.

O presidente do Conselho para a Promoção da Internacionalização defendeu que não há estímulo para a inovação em Portugal sem a internacionalização e vice-versa.

[Notícia sugerida por Bruno Melo]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório