Negócios e Empreendorismo

Exportações para o Brasil aumentam 50%

NULL
Versão para impressão

A crise no mercado europeu, que representava 80 por cento das exportações nacionais, levou os empresários portugueses a procurar oportunidades no mercado brasileiro. Uma solução que deu resultados positivos: as exportações para o outro lado do Atlântico subiram 50,6% apenas nos primeiros sete meses do ano.

Arlindo Varela, representante da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, explicou à Lusa que o crescimento ocorreu em função de um “redirecionamento” das exportações portuguesas, tradicionalmente voltadas para os parceiros europeus.

“Portugal sempre teve como foco de seu comércio exterior a União Europeia, com praticamente 80% de suas exportações destinadas aos parceiros europeus. Agora, com a redução do consumo nesses países, devido à crise, isso despertou o interesse em expandir as vendas no Brasil”, explicou Varela à Lusa.

Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio brasileiro, o volume total negociado entre os dois países, no primeiro semestre deste ano, foi de 1,32 mil milhões de dólares (cerca de 574 mil milhões de euros), o que representou uma alta de 52 por cento em relação ao montante contabilizado no ano primeiro semestre do ano passado.

“O aumento ocorreu dos dois lados. Tanto Brasil exportou mais para Portugal, quanto Portugal exportou mais para o Brasil. Nossa balança comercial sempre fica superavitária para o Brasil, porém, proporcionalmente, tem havido um aumento maior das exportações portuguesas”, destaca.

A considerar os sete primeiros meses do ano, de janeiro a julho, houve um aumento de 52,91% nas exportações brasileiras para Portugal, acompanhados de uma alta de 50,64% das exportações portuguesas para o Brasil.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório