Negócios e Empreendorismo

Exportações para Moçambique sobem mais de 40%

NULL
Versão para impressão

Moçambique tem vindo a tornar-se um dos principais mercados dos produtos portugueses. Este ano, de acordo com a AICEP, as exportações lusas para Moçambique aumentaram mais de 40 por cento nos primeiros nove meses do ano face ao mesmo período de 2010, ano em que Portugal se tornou no quarto maior fornecedor do mercado moçambicano. 
 
Segundo estatísticas obtidas pela agência Lusa junto da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a propósito da I Cimeira Luso-Moçambicana, que decorre entre segunda e terça-feira em Lisboa, as empresas portuguesas exportaram 155 milhões de euros em produtos entre janeiro e setembro: mais 41,1 por cento do que no mesmo período do ano passado.

Para o presidente da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique, João Navega, estes números resultam de um crescimento estimado de 8,1 por cento em 2010, tornando a economia moçambicana na segunda da África Austral e Oriental, a seguir ao Ruanda Além disso, “há uma classe média emergente que tem carências de bens de consumo” e os moçambicanos preferem os produtos portugueses aos africanos, explicou.
 
As exportações portuguesas têm vindo a aumentar consecutivamente nos últimos cinco anos, registando-se um crescimento de 20 por cento entre 2006 e 2010. Aumentou também o número de empresas exportadoras, que eram 1.151 em 2006 e passaram para 1.520 em 2010.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório