Negócios e Empreendorismo

Exportações no setor têxtil crescem 13%

NULL
Versão para impressão
As exportações do setor têxtil e de vestuário fecharam o primeiro semestre deste ano com um aumento de 13%, face ao mesmo período do ano passado, num total de cerca de dois mil milhões de euros, anunciou quinta-feira a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).

Depois da notícia do aumento de 17% nas exportações do calçado, as exportações do setor têxtil são notícia também e pela positiva, com um aumento de 13% nas vendas ao estrangeiro, no valor de 2.061 milhões de euros.

As matérias-primas de fibras têxteis vegetais registaram mais 74% de vendas externas, mais 35% de exportações nas matérias-primas de algodão e mais 38% de exportações nas fibras sintéticas ou artificiais descontínuas.

Também nos produtos para aplicações mais técnicas, as vendas para os mercados externos cresceram mais de 20%. O saldo comercial do setor, nos primeiros seis meses do ano, aumentou 42%, face ao período homólogo do ano passado, de 279 milhões de euros para 396 milhões €. O têxtil e vestuário representa 10% do total de exportações nacionais.

A manter-se o ritmo de crescimento registado no primeiro semestre de 2011, o setor deverá fechar o ano com um valor de exportação superior a quatro mil milhões de euros, um número que não se repetiu desde 2008.

[Esta notícia foi sugerida por Teresa Teixeira e Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório