Negócios e Empreendorismo

Exportações de vinho ‘especial’ batem recorde em 2013

As exportações de categorias especiais de vinho do Porto registaram, em 2013, os melhores resultados de sempre. Naquele que foi um ano de excelência a nível do mercado internacional, a quota de mercado dos Porto 'premium' esteve, pela primeira vez, a
Versão para impressão
As exportações de categorias especiais de vinho do Porto registaram, em 2013, os melhores resultados de sempre. Naquele que foi um ano de excelência a nível do mercado internacional, a quota de mercado dos Porto 'premium' esteve, pela primeira vez, acima dos 21%, em quantidade, chegando mesmo a ultrapassar os 40% em valor. 
 
No total, foram 1,7 milhões as caixas de categorias especiais de vinho do Porto a sair de Portugal para o mundo em 2013. Os dados correspondem a um crescimento de 3,1% em quantidade e 8,6% no preço médio. Até agora, o melhor ano para os Porto 'premium' tinha sido o de 2007, com quotas de mercado a rondar os 20,7% em quantidade e os 37,7% em valor. 
 
Agora, em 2013, esses valores ascendem aos 21,8% em quantidade e aos 40,6% em valor, sendo o Vintage a categoria especial que mais contribuiu para este crescimento. O mesmo registou um aumento de 87 %, correspondente a um expediente de 91.000 caixas, ou seja, mais 510.000 garrafas do que no ano anterior. O Vintage 2011, nomeadamente, representou 50% da quantidade exportada deste tipo de vinho.
 
Já o Reserva também continuou a liderar nas categorias especiais, com 700.000 caixas exportadas, num aumento de 4,1%, correspondente a mais 331.000 garrafas que em 2012. O vinho do Porto, com indicação de idade, cresceu 2,3% e os Colheitas cerca de 2,2%.
 
Citado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), afirma que “estes resultados refletem o empenho do setor, no sentido da valorização do produto”. O responsável acrescenta que “o mérito é das empresas que se dedicam dia-a-dia a inovar e a levar este vinho do Porto cada vez mais longe”. 
 
Reino Unido, EUA, França, Canadá e Holanda são os cinco principais mercados importadores de Porto 'premium', com o Reino Unido a deter uma quota de 40%. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub