Negócios e Empreendorismo

Exportações de calçado registam um aumento de 19%

NULL
Versão para impressão

As exportações de calçado subiram em 19,5% em Portugal durante primeiros cinco meses de 2011. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e foram divulgados pela Associação do Calçado.

Segundo esta associação, o setor do calçado é dos que mais contribui positivamente para o saldo da balança comercial, sendo que nos primeiros quatro meses deste ano colaborou com 374 milhões de euros e deverá chegar ao final de 2011 com um saldo positivo de 850 milhões de euros.

Mais de 95% da produção portuguesa de calçado é exportada para 130 países. De janeiro a maio deste ano o setor exportou o equivalente a 607 milhões de euros.Na Europa, as principais exportações nacionais vão para a França (com uma subida de 8,2%), para a Alemanha (que subiu 17,5%), para Espanha (em que o setor português exportou 34,9%), e para a Holanda (com um aumento de 22,2%).

Fora da União Europeia, a Rússia foi aquela que mais comprou produtos nacionais, com uma subida em 60%. Os EUA compraram mais 31% de produtos portugueses.

No entanto, as importações neste setor cresceram 11,9% em Portugal, correspondendo a um montante de 233 milhões de euros. As compras portuguesas ao estrangeiro são dirigidas essencialmente à China (56,6%) e à Itália (11,6%).

 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório