Negócios e Empreendorismo

Exportações de calçado continuam a subir

As exportações portuguesas de calçado aumentaram 4% no primeiro semestre deste ano, face a 2012, com 35 milhões de pares vendidos no valor de 789 milhões de euros, divulgou na semana passada a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado.
Versão para impressão
As exportações portuguesas de calçado aumentaram 4% no primeiro semestre deste ano, face a 2012, com 35 milhões de pares vendidos no valor de 789 milhões de euros, divulgou na semana passada a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS).
 
Segundo destaca a associação, “trata-se do 3.º ano consecutivo de crescimento das exportações” em contraciclo com o “clima de abrandamento económico à escala internacional”, estando o crescimento registado acima da média nacional de crescimento das exportações, que é de 3%. “Desde 2010 as vendas [de calçado] para o exterior já aumentaram mais de 20%”, salienta.
 
Analisando o desempenho do primeiro semestre, a APICCAPS destaca que a “aposta das empresas em novos mercados, ou, pelo menos, em mercados de maior potencial de crescimento imediato, começa a dar frutos”.
 
Isto porque foram as vendas para países extracomunitários que sustentaram “a atual trajetória de ascensão” do sector, ao registarem um crescimento de 37% até Junho.
 
Rússia e Angola lideram subida das exportações

O destaque vai para o aumento das exportações na Rússia (mais 93%, para 16 milhões de euros), Angola (mais 113%, para 13 milhões de euros), EUA (mais 23%, para 10 milhões de euros), Canadá (mais 25%, para sete milhões de euros) e Austrália (mais 118%, para quatro milhões de euros).
 
A associação aponta ainda, “pelo seu simbolismo”, os “bons desempenhos” obtidos nos Emirados Árabes Unidos (mais 280%, para 2,5 milhões de euros) e na China (mais 73%, para 1,5 milhões de euros).
 
Já na Europa, o desempenho do calçado português foi “modesto”, mas “igualmente positivo”, com as vendas a progredirem 0,7%, para 698 milhões de euros.
 
Shakira usa sapatos portugueses
 
De Janeiro a Junho, o preço médio do calçado português exportado aumentou 5,7%, fixando-se nos 22,33 euros, o que confirma que os sapatos portugueses continuam a ser os segundos mais caros do mundo, logo a seguir ao calçado italiano, um dado já comprovado no relatório World Footwear de 2012. O relatório de 2013 será divulgado, esta semana, na Alemanha. 
 
Nos próximos dois anos, a APICCAPS quer reforçar a presença no continente americano. Um investimento de três milhões de euros vai tentar duplicar as exportações para os EUA e entrar no mercado colombiano, que servirá de porta de entrada à América do Sul.
 
Segundo informação divulgada esta semana por Paulo Gonçalvesà imprensa portuguesa, a artista Shakira já usa sapatos portugueses e vai ajudar a promover a indústria na Colômbia. “Sabemos que [Shakira] usa sapatos da marca Catarina Martins, uma empresa de Felgueiras”, disse o responsável.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub