Negócios e Empreendorismo

Exportações: Aumento de 17% em relação a 2010

NULL
Versão para impressão
As exportações portuguesas cresceram, entre janeiro a abril de 2011, 17% face ao período homólogo do ano anterior. Esta subida é especialmente impulsionada pelos países emergentes. Os dados foram divulgados pelo Gabinete de Estudos do Ministério da Economia.
 
Os produtos “Minérios e Metais” (32,1%,), “Químicos” (28,8%), “Materiais de transporte” (28,7%) e “Peles, couros e têxteis” (19,9%) foram os que apresentaram um maior crescimento nas exportações. 

No que diz respeito ao quadro geral das vendas para o exterior, a Espanha é o país que importa mais produtos portugueses, representando 25,8% das exportações nacionais. A Alemanha é o segundo país com mais importações portuguesas (13,8%), seguida da França (12,8%), Reino Unido (5%) e Angola (4,7%). Estes cinco mercados representam no conjunto mais de 60% das exportações portuguesas.

No entanto, registou-se um aumento significativo das exportações de Portugal para Países Terceiros. A Argélia quase duplicou as importações de produtos portugueses, registando uma subida de 93,7%. Também o México (41,9%), a China (41,2%), o Brasil (39,9%) e Marrocos (33,4%) trouxeram grandes aumentos às exportações portuguesas. 

Segundo um comunicado do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia, este crescimento das exportações para Países Terceiros “ilustra o esforço de diversificação de mercados que vem sendo desenvolvido pelos exportadores nacionais”.
 
O aumento das exportações em Portugal vem reforçar a recuperação que se iniciou em 2010, após uma descida acentuada do valor das exportações portuguesas a partir de meados de 2008. 

Impulsionado pelo crescimento nas exportações, o défice da Balança Comercial desceu assim no segundo trimestre deste ano, estando agora 1.305,4 milhões de euros abaixo do resultado alcançado em período homólogo do ano passado.

Clique AQUI para aceder à página do Ministério.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira] 

[Notícia atualizada dia 09-08-2011 às 14h30]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório