i9magazine

expoMECÂNICA – 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Versão para impressão

De 15 a 17 de abril a Exponor – Feira Internacional do Porto recebe a 3ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, organizada pela KiKai Eventos e com a parceria do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

As rotas da logística eco eficiente e do transporte inteligente de mercadorias também se traçam a partir de Portugal para o mundo e usam o expoMECÂNICA para mostrar o que alguns jovens empreendedores nacionais estão a fazer em prol da competitividade empresarial e da otimização de recursos.

A parceria com o UPTEC acrescentou uma valência especial ao evento – o Espaço UP Innovation. E será nele, por exemplo que a AddVolt apresentará o modelo final de uma solução tecnologia que permite aliviar decisivamente a fatura energética e a pegada ecológica.

O WeTruck é um sistema elétrico criado pela AddVolt, simples de usar e que para inúmeros operadores económicos com frotas de camiões ao serviço mais parecerá um autêntico “ovo de Colombo” tecnológico.

Por seu turno, a  WALcargo mostrará as últimas funcionalidades do trajeto que segue para vir a ser a “Google dos transportes”.

Em dois anos a Feira cresceu 55%. A UPTEC “fará a ligação entre os projetos empresariais que saem das universidades – e da mente dos fazedores nacionais – e o mercado real do aftermarket automóvel”, segundo afirma José Manuel Costa, diretor de Desenvolvimento e Projetos Especiais na KiKai Eventos.

Cláudia Ribeiro da Silva, responsável pelo Polo Tecnológico do UPTEC, refere que o “Espaço UP Innovation permite criar sinergias que potenciam benefícios para as empresas emergentes sediadas na estrutura. Acreditamos que o evento pode ser um veículo para as start-ups da área chegarem mais rapidamente a clientes e parceiros”.WeTruck_photo

Bruno Azevedo, um dos mentores da inovadora solução da AddVolt, fala sobre a participação no encontro. “Sabemos que o expoMECÂNICA concentra as empresas e os profissionais do pós-venda automóvel e pesados, e, por esse motivo, estamos empenhados em demonstrar as potencialidades da marca e a nossa singularidade a este público”.

A AddVolt já venceu prémios de empreendedorismo com o WeTruck, conseguiu reunir apoios de importantes grupos empresariais, desenvolveu o protótipo e, agora, apresentará no 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto o modelo acabado.

O WeTruck “tem capacidade para potenciar reduções nos consumos de diesel que podem evitar a emissão de até 13 toneladas de CO2 por ano, por sistema de refrigeração de cada camião”, afirma Bruno Azevedo. “

“O interesse que o mercado nacional (fornecedores e clientes) vem revelando e a recente procura oriunda do mercado alemão têm demonstrado o valor do WeTruck e um importante reconhecimento do trabalho feito”, explica o empreendedor, que, por isso, coloca a Europa Central no trajeto internacional da AddVolt e também a expansão da tecnologia aos autocarros no rol das metas de médio/longo prazo. “As grandes transportadoras estão cientes do impacto que uma solução limpa como o WeTruck pode causar na estrutura dos custos operacionais da frota e nas emissões de CO2”, conclui.

A participação da WALcargo no expoMECÂNICA, por sua vez, também se explica pela presença na feira de empresas “com um potencial enorme de utilizarem a nossa plataforma, visto tratarem-se de exportadores e importadores”, como afirma João Silva, CEO desta start-up tecnológica.

A WALcargo tem “gozado de uma excelente receptividade, tanto por contratantes com
o por fornecedores”, revela João Silva. Tem elevado de dia para dia o número de empresas de transporte registadas na plataforma, “maioritariamente portuguesas, mas também, espanholas, francesas, angolanas, moçambicanas e, recentemente, uma transportadora iraniana, que operam em todas as partes do Mundo”.

O grande desafio é, por isso, ser a plataforma de referência de transportes de mercadoria – o “Google dos transportes”.

 

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6 e galerias adjacentes

Horário: das 10 às 22 horas, nos dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado); e das 10 às 19 horas, no dia 17 (domingo)

 

O conteúdo expoMECÂNICA – 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub