i9magazine

Exigências do mercado de trabalho: As skills e atitudes mais valorizadas

Versão para impressão

Como profissionais que somos ou pretendemos ser, em que devemos apostar para podermos ser competitivos e a primeira escolha num próximo recrutamento?

Primeiramente devemos discernir o que é conhecimento, habilidade e competência.

Conhecimento implica a compreensão teórica ou prática dos fatos e princípios sobre um assunto ou domínio de informação, não é um talento essencial. Já as habilidades são as qualidades de ser capaz de fazer algo, como a força física, que nos permite levantar ou mover as coisas, ou a nossa capacidade de chegar a ideias originais (uma das várias habilidades cognitivas). As skills são as proficiências que desenvolvemos através de treino ou experiência e que nos permitem trabalhar com determinado conhecimento. As skills básicas, como a leitura, facilitam a aprendizagem ou a aquisição de novos conhecimentos. As skills multifuncionais, como a resolução de problemas, ajudam-nos a realizar uma série de atividades em todos os nossos trabalhos. No âmbito das skills importa ainda distinguir aquelas que são “hard” e as “soft”. Enquanto as primeiras são facilmente medidas, quantificáveis e podem ser provadas com a apresentação de certificados e títulos académicos, as “soft”, mas ligadas a aspetos mais pessoais, intrínsecos à pessoa e que, por isso, são mais difíceis de comprovar e medir.

Hoje em dia, e independentemente da opção em que qualquer um de nós se encontra, os empregadores, em virtude da menor disponibilidade de skills, da evolução constante e rápida da tecnologia, da maior transparência do mercado, da sofisticação e complexidade e da redefinição da lealdade à marca, debatem-se com novos paradigmas. O acesso aberto ao mercado de trabalho, a produtividade acima do potencial, a mobilidade das skills e a empregabilidade, ou seja, a capacidade de ganhar e manter um trabalho desejado, que deixa de depender do que o funcionário já sabe, mas sim do que ele é capaz de aprender. Em consonância, e segundo os dados do estudo “A Skills Revolution: from consumers of work to builders of talent”, do grupo Manpower, as tendências apontam que a concorrência, a criação de valor, a instabilidade económica, as margens reduzidas e o aumento do risco estão a mudar as tendências dos empregadores. Estes passam a definir plataformas de força de trabalho e a consumir mão-de-obra.

Face a este cenário, de múltiplas transformações, a União Europeia (UE) tem lançado várias iniciativas que estão focadas em analisar, debater e tecer linhas orientadoras a serem idealmente aplicadas por cada estado-membro nos diversos contextos dos mercados de trabalho.

Uma vez que a inovação no local de trabalho pode significar uma mudança na estrutura do negócio, na gestão dos Recursos Humanos (RH), no relacionamento com clientes e fornecedores, ou no próprio ambiente de trabalho. E pode ainda melhorar a motivação e as condições de trabalho dos trabalhadores, o que conduz a uma maior produtividade do trabalho, capacidade de inovação, resistência ao mercado e competitividade global das empresas. Todas as empresas, independentemente do seu tamanho, podem beneficiar da inovação no local de trabalho, motivo pelo qual a Direção-Geral do Mercado Interno, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME da Comissão Europeia lançou a European Workplace Innovation Network (Rede Europeia de Inovação no Local de Trabalho).

Esta iniciativa compreende que há vários ativadores da inovação no local de trabalho. A título individual, cada um de nós tem que ter capacidade e vontade de melhorar os seus conhecimentos, habilidades e skills.

Neste seguimento, a Comissão Europeia, junto da Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, definiu o programa “Skills Panorama”, atualmente impulsionado pelo Cedefop, Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional.

Em conformidade com os objetivos políticos da UE e vendo que os mercados de trabalho e as necessidades de competências estão em constante evolução, o “Skills Panorama” visa transformar os dados do mercado de trabalho em informação útil e precisa para ajudar os decisores políticos a tomarem decisões sobre competências e emprego na Europa. Além disso, procurará melhorar a capacidade da Europa para avaliar e antecipar as necessidades de skills para ajudar a tornar os sistemas de educação e formação mais sensíveis às necessidades do mercado de trabalho e para corresponder melhor oferta e procura de competências em toda a Europa.

O inquérito europeu sobre competências e empregos (European Skills & Jobs Survey), do Cedefop, foi o primeiro inquérito sobre o desfasamento de competências realizado em 2014 em todos os Estados-Membros da UE28.

Entre muitas das conclusões, verificou-se que a média da população europeia afetada pelo desfasamento de skills, isto é, quando existe uma discrepância entre as qualificações e as competências que os indivíduos possuem e as que o mercado de trabalho necessita, se situava nos 29%. 25% dos jovens empregados, altamente qualificados, estão sobre qualificados para o trabalho que desempenham e 42% dos trabalhadores da UE tiveram poucas oportunidades em encontrar empregos adequados às suas skills.

Deste modo, verifica-se que os países com maiores percentagens de empregados adultos que sofrem de maior défice de competências, têm níveis mais baixos de produtividade do trabalho, como a Bulgária e a Roménia. Luxemburgo, Irlanda, França e Bélgica são os países mais bem posicionados nesta avaliação.

O mesmo estudo revela que, em 2014, cerca de 45% dos trabalhadores dos Estados-Membros da UE-28 apresentavam um desfasamento de skills: 5% considerava que algumas das competências eram inferiores às necessárias para do seu trabalho e 39% ter mais habilidades que o necessário. A subcompetência é mais elevada nos Estados Bálticos, mas também na República Checa, na Irlanda e na Finlândia, enquanto mais de 40% dos trabalhadores sentem que o seu nível de skills é superior ao necessário para fazerem o seu trabalho na Alemanha, na Irlanda, na Grécia, Áustria e Reino Unido.

Particularizando, segundo o “Skills Panorama”, o Índice de Skills para o Desenvolvimento, que mede o desempenho comparativo do sistema de formação de competências e correspondência entre os Estados-Membros da UE, Portugal ocupa a 18ª posição, entre os 28 Estados-Membros, apresentando um desempenho abaixo da média da UE para o desenvolvimento e ativação de skills, mas acima da média da UE para a correspondência de skills. Neste pilar, Portugal ocupa o 15º lugar, com a taxa de desemprego a longo prazo (24º) bem acima da média da UE. O país tem uma proporção inferior à média da UE de desajustamento do ensino superior (5º) e de vagas estruturais (6º).

Para o pilar de desenvolvimento de competências, Portugal ocupa o 19º lugar, com o segundo mais baixo nível de Ensino Secundário (com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos), mas o país obteve um desempenho muito superior à média da UE na segunda fase do ensino secundário (15-17 anos) (5º) e na aprendizagem ao longo da vida (25-64 anos) (6º).

Portugal ocupa também o 19º lugar, com taxas de atividade para jovens e idosos (55-64 anos) abaixo da média da UE (15ª para ambos), mas as taxas de atividade para a população em idade ativa acima da média da UE (5 ª). No entanto, o país tem uma grande proporção de jovens que abandonam o ensino (24º).

Apesar de no nosso país a correspondência de skills não ser o fator a ser mais trabalhado, a ativação e o desenvolvimento das mesmas tem que ser uma aposta do trabalhador, a título individual, mas também das entidades empregadores, assim como das instâncias superiores – governo – para que o país progrida nestas vertentes.

No âmbito das comemorações do 60º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma, celebrado a 25 de março na capital italiana, responsáveis políticos dos Estados-membros da UE estiveram reunidos e, durante o Digital Day, participaram num workshop sobre o impacto da transformação digital nos empregos e nas skills. No seu site online, a Comissão Europeia lançou várias votações online. As skills digitais, técnicas e comunicacionais foram indicadas pelos inquiridos como as que mais precisam melhorar para fazer melhor o seu trabalho atual.

Em linha com algumas destas soft skills, também o Fórum Económico Mundial, no relatório “Futuro sobre o Emprego”, definiu que em 2020 as dez skills mais relevantes serão bastante diferentes das que estavam no top em 2015. A entidade mundial conclui que 35% das competências essenciais mudarão até 2020.

Estas mudanças podem também ser reflexo da mudança de atitudes que os atuais e futuros trabalhadores assumem. Na pesquisa “Mind the gaps – The 2015 Deloitte Millennial survey, os millennials assumem sentir-se mais fortes nas soft skills do que nas hard. Profissionalismo, conhecimentos académicos e flexibilidade são algumas das competências mais valorizadas, tanto pelos homens, como pelas mulheres. No entanto, o capital humano feminino ainda se sente pouco à vontade com a tecnologia e a liderança – atitudes mais assumidas pelos millennials do sexo masculino (19% e 21% contra 30 e 27%).

A liderança não é fundamental para os millennials. Os jovens trabalhadores estão mais interessados em atingir um cargo sénior numa empresa concorrente, tanto homens, como mulheres, do que ser o número um numa empresa concorrente. E tal será mais importante nos países da Ásia, Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC), do que na Europa e América do Norte.

Mas a verdade é que as empresas dos mercados desenvolvidos não se sentem muito atraídas para contratar os millennials (35%). Nos mercados emergentes, não só as companhias estão mais dispostas a integrar estes novos profissionais (51%), como eles próprios têm mais disponibilidade para criar a sua start-up (22%).

À medida que uma nova geração de jovens europeus procura entrar e redefinir o local de trabalho, a Tata Consultancy Services (TCS), em colaboração com o ThinkYoung, um grupo de reflexão centrado na juventude, realizou um estudo com mais de 500 jovens europeus com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. O estudo abrangeu os 28 países da UE e o Atendendo que apenas 1/3 das skills necessárias para atingir as metas organizacionais são adquiridas no ensino secundário (de acordo com o estudo da Deloitte), o défice de skills tecnológicas e a natureza dos futuros empregos e do futuro local de trabalho continuará a ser tema de discussão.

A TCS verificou também que 63% dos sistemas de educação preparam inadequadamente a juventude europeia para uma carreira numa empresa digital, porém, os 64% dos jovens admitiu que a inteligência social e cultural cruzada é a skill mais relevante e 59% afirmou que a liderança orientada para as pessoas é o tipo de liderança preferido. As oportunidades de carreira e cargos de responsabilidade são os principais motivos que levam um jovem a candidatar-se a um novo emprego e, atualmente, 86% da geração Y encara como desejável trabalhar em vários países, assim como 87% quer experimentar vários setores de atividade.

Skills, soft skills e novas formas de encarar o trabalho são apenas algumas das novas atitudes e valores que os vários players do mercado laboral têm que passar a estar atentos…

// www.manpowergroup.com

// www.portal.ukwon.eu

// www.cedefop.europa.eu

// www.weforum.org

// www2.deloitte.com

// info.tcs.com/TCSEUYouth.html

O conteúdo Exigências do mercado de trabalho: As skills e atitudes mais valorizadas aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close